Publicidade
Publicidade

Militares ocupam pontos turísticos a partir desta terça 

Começou nesta manhã de terça (2), a presença das Forças Armadas no Cristo Redentor e no Pão de Açúcar, ambos na zona sul do Rio.

A ida dos militares para estes pontos, ampliando as funções estabelecidas anteriormente em decreto do presidente interino da República, Michel Temer, atende pedido do secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

Tanto o Cristo Redentor como o Pão de Açúcar eram vistos como vulneráveis a ações terroristas pelos responsáveis pela segurança da Olimpíada.  

No início do ano, a polícia chegou a prender quatro estrangeiros, logo depois liberados, que escalaram a estátua até o seu topo. 

Nesta terça, a rádio Bandnews noticiou a existência de um cemitério clandestino na mata junto ao acesso ao Cristo Redentor. 

No planejamento inicial, a Polícia Militar cuidaria da segurança desses locais. O pedido de Beltrame mudou isso.

À Folha apurou ainda que há o temor de servidores da secretaria de que policiais que aderiram ao programa de trabalhar na Olimpíada durante a folga não compareçam ao plantão. Por isso, o pedido de uso dos militares.

O decreto chamado de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) já prevê a presença de militares exercendo o poder de polícia em vias expressas, em sete estações de trem nas zonas norte e oeste e na orla do Rio, de São Conrado, na zona sul, a zona portuária, no Centro do Rio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade