Publicidade
Publicidade

Tocha chegará ao Rio pelo mar conduzida por velejadores olímpicos

A tocha olímpica chegará ao Rio pelo mar, conduzida por sete atletas olímpicos de vela, na manhã de quarta-feira (3).

Os velejadores Torben Grael, Lars Grael, Clinio Freitas, Isabel Swan, Nelson Falcão, Marcelo Ferreira e Ronnie Senfft serão os primeiros a conduzir a chama na cidade.

Depois que atravessar a baía de Guanabara, o símbolo olímpico será recebido pelo prefeito Eduardo Paes, que decretou feriado na quinta-feira (5), dia em que a tocha fará a maior parte dos deslocamentos.

Nos três dias de revezamento pela cidade-sede, a tocha passará pelas mãos de 600 condutores, entre desconhecidos e celebridades, e circulará por 90 quilômetros de vias.

Entre as celebridades estão a cantora Anitta, o humorista Fábio Porchat, a atriz Giovana Antonelli, a modelo Izabel Goulart, o sambista Dudu Nobre e o ex-jogador e ex-treinador da seleção brasileira Zagallo.

A programação na quinta-feira começa às 8h, na Vila dos Atletas, e depois segue para a praia da Macumba, na zona oeste, onde o surfista Rico Souza pegará uma onda com a tocha na mão.

Em seguida, a chama olímpica será levada para o Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz, na zona norte. No local, os sambistas portelenses Tia Surica e Monarco levarão o símbolo a uma roda de samba.

Na noite de quinta-feira, uma pira olímpica portátil será acesa na Praça Mauá, no centro.

O diretor de comunicação da Rio-2016, Mário Andrada, explicou que se trata de uma réplica, não da mesma pira que será usada na cerimônia de abertura dos Jogos, no Maracanã, nem a que ficará instalada na Candelária.

O tour da tocha será encerrado na quinta-feira na zona sul, passando pela Gávea, Leblon, Ipanema e Copacabana.

David Bispo, dono de um bar no morro Chapéu-Mangueira, será o último a carregar a tocha na véspera do início dos Jogos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade