Publicidade
Publicidade

Em primeiro evento da Rio-2016, Suécia e África do Sul se enfrentam no Engenhão

O primeiro evento desta Rio-2016 será o jogo de futebol feminino entre Suécia e África do Sul, às 13h, na preliminar de Brasil e China no Engenhão. As partidas serão válidas pelo Grupo E.

As suecas são uma das favoritas ao ouro nos Jogos, com a sexta posição no ranking Fifa (as sul-africanas são apenas as 52ª), ao lado de Estados Unidos (1°), Alemanha (2°) e França (3°). O Brasil está em oitavo e a China, em 12°.

Os dois primeiros de cada chave avançam, além dos dois melhores terceiros (são três grupos de quatro seleções ao todo).

Vanderlei Almeida/AFP
Vista do Engenhão antes do primeiro jogo da Olimpíada
Vista do Engenhão antes do primeiro jogo da Olimpíada

A principal jogadora sueca é a atacante Kosovare Asllani, 27, que tem descendência do Kosovo, e tem como ídolo o principal atacante sueco da atualidade, Ibrahimovic, que defenderá o Manchester United, na próxima temporada europeia.

Curiosamente, Asllani também jogará na cidade inglesa na próxima temporada, mas no City.

EM CASA

A Rio-2016 será uma exceção entre os Jogos Olímpicos, já que terá o seu começo na própria cidade sede, ao contrário do que aconteceu nas últimas quatro edições olímpicas, que tiveram o futebol feminino, e consequentemente os Jogos, debutando em outra cidades.

Na última edição, de Londres, em 2012, o evento teve início com um jogo entre Grã-Bretanha e Nova Zelândia, em Cardiff, no País de Gales, distante 240 km da capital da Inglaterra.

O futebol acaba usando estádios em outras cidades para evitar desgaste dos gramados e conseguir acertar o calendário.

A partir de Sidney-2000, o futebol feminino sempre teve início dois dias antes da cerimônia de abertura, mas nunca onde, de fato, ocorrem os Jogos.

Estrear no Rio fez, por exemplo, a seleção brasileira conseguir ficar hospedada na Vila Olímpica, e ter contato com atletas de outras modalidades, algo que em outras edições não aconteceu.

FUTEBOL COMEÇA ANTES

As competições feminina e masculina de futebol são algumas das modalidades que iniciam a disputa antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos.

O torneio feminino tem início nesta quarta-feira (3). Já a competição masculina começa na quinta-feira (4). A abertura oficial da Olimpíada será apenas na sexta-feira (5), em cerimônia no estádio do Maracanã.

Essa diferença se deve a uma determinação da Fifa, que estabelece as regras para o futebol nos Jogos. A prerrogativa é da entidade que cuida de cada esporte.

A entidade determina que as partidas tenham dia e horário fixados sempre respeitando um intervalo mínimo de 48 horas de descanso para os jogadores.

Esse período é o menor tempo necessário para que o atleta tenha uma recuperação mínima devido ao desgaste da competição, segundo o médico fisiologista Paulo Zobaib

"Não é o suficiente para a regeneração total", afirma à Folha. No entanto, ele diz que o intervalo entre as partidas é escolhido conforme o tipo de competição.

Como se trata de um torneio de duas fases, com grupos e mata-mata, o tempo de descanso é determinado para conciliar a recuperação com o período dos Jogos.

Caso as competições feminina e masculina de futebol iniciassem junto da abertura terminariam depois dos jogos. Na Rio-2016, as finais são, respectivamente, no dia 19 e no dia 20 de agosto.

NA TV

Suécia x África do Sul
13h SporTV, ESPN, Fox Sports 2 e BandSports

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade