Publicidade
Publicidade

Tocha chega ao Rio, anda de VLT e vai até a Cidade do Samba; veja o trajeto

Saudada por uma multidão, a tocha olímpica foi conduzida pelas ruas do centro do Rio na manhã desta quarta-feira (3).

O símbolo andou de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), passou pela Cinelândia e encerrou o passeio da região central do Rio na Cidade do Samba, na zona portuária.

O público festejou a passagem da tocha pelo centro. Milhares de pessoas disputaram espaço nas calçadas na tentativa de uma selfie e centenas acenaram pelas janelas dos prédios.

Na Cinelândia, o gari Renato Sorriso, famoso por sambar durante os desfiles no carnaval, recebeu a chama olímpica. "Isso aqui é pelo povo, pelos garis e pelo samba", afirmou.

Ao som de uma batucada de carnaval, sambou com a tocha na mão, antes de entregar o símbolo para a cineasta Carla Camurati, em frente ao Theatro Municipal.

Também participaram do revezamento a porta-bandeira da Beija-Flor Selminha Sorriso e o integrante do Afroreggae José Junio.

A chama olímpica chegou à Cidade do Samba nas mãos do carnavalesco Milton Cunha e depois seguiu para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O trecho entre a Cinelândia e o Tribunal de Justiça do Rio concentrou o maior número de público. A Polícia Militar e a Guarda Municipal tiveram dificuldades em impedir a aproximação dos espectadores, que queriam fazer fotos e chegar perto da tocha.

PROTESTO
A passagem da tocha pela zona portuária do Rio foi marcada por um protesto feito pelo músico Tarcísio Gomes, 31, conhecido como Tarcísio Cisão.

Ele foi um dos condutores da chama olímpica. No momento em que passava o símbolo para outro condutor, abaixou a bermuda, se deitou no chão e exibiu as palavras "Fora Temer" pintadas sobre as nádegas.

O músico foi imediatamente imobilizado por agentes da Força Nacional, mas liberado após alguns minutos.

DESEMBARQUE NO RIO

Após viajar três meses pelo Brasil, a chama olímpica chegou ao Rio pelo mar na manhã desta quarta-feira (3), a dois dias da abertura oficial dos Jogos.

O desembarque ocorreu na Escola Naval, na região central, após a tocha cruzar a Baía de Guanabara num barco tripulado por sete medalhistas da vela.

Os velejadores do barco Lady Lou foram Torben Grael, Lars Grael, Clinio Freitas, Isabel Swan, Nelson Falcão, Marcelo Ferreira e Ronnie Senfft.

Eles receberam a chama olímpica depois de ela ser acesa por Grael em Niterói, cerca de uma hora antes, dentro do centenário veleiro Aileen, onde velejadores dinamarqueses ganharam a medalha de prata na Olimpíada de Estocolmo, em 1912.

Ao contrário do que foi registrado durante a passagem da tocha pela cidade, não houve protestos na partida rumo ao Rio.

Em terra, a chama foi entregue às 9h13 pelos irmãos Grael ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, o primeiro a carregar o símbolo olímpico pela cidade.

Antes de iniciar a corrida, Paes disse em discurso que a tocha traz "valores olímpicos de um mundo mais pacífico e de superação individual" ao Rio e ao Brasil.

O prefeito embargou a voz ao mencionar o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, em seus agradecimentos a pessoas envolvidas na realização da Olimpíada.

"Não podemos esquecer daqueles que permitiram um momento tão especial", disse.

Investigado na Lava Jato, Cabral não tem comparecido aos eventos relacionados aos Jogos.

Na Escola Naval, área militar na Ilha de Villegagnon, cerca de 3 mil tripulantes participaram da cerimônia, segundo informou a Marinha.

Sorridente, Paes iniciou a corrida com a tocha do lado de fora da Escola Naval, às 9h55, ao som da bateria da Mangueira, a campeã do carnaval de 2016. O prefeito é portelense.

Paes fez o trajeto acompanhado da esposa Cristine e dos filhos Isabela e Bernardo. Não houve protestos nos 200 metros que percorreu cercado por policiais do Batalhão de Choque. O prefeito passou a chama para Rebeca dos Santos, 15, aluna uma escola pública experimental que fortalece os esportes na proposta pedagógica.

"É uma emoção muito grande, ainda mais para mim, que sou atleta de badminton, um esporte olímpico", disse a adolescente.

TRAJETO
O símbolo olímpico vai percorrer ao todo 27 bairros da cidade por mais de 600 pessoas até chegar ao seu destino final, o estádio do Maracanã na cerimônia de abertura da Olimpíada.

Na terça-feira passada (2), o prefeito do Rio decretou feriado na cidade nesta quinta-feira (4) por causa do carregamento da tocha por bairros como Barra e Recreio.

Após passar pelo Rio, a tocha seguirá nesta quarta para os municípios vizinhos de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu.

Em três dias de revezamento na cidade-sede, ela passará pelas mãos de 600 condutores, entre desconhecidos e celebridades, e circulará por 90 quilômetros.

Entre os famosos que participarão estão o humorista Fábio Porchat, a atriz Giovana Antonelli, a modelo Izabel Goulart, o sambista Dudu Nobre e o ex-jogador e ex-treinador da seleção brasileira Zagallo. A cantora Anitta, que faria parte do revezamento, cancelou a presença.

Antes de chegar o Rio, a tocha passou por 324 cidades e todos os estados do Brasil.

Trajeto da tocha Olímpica nesta quarta (3) no Rio
Trajeto da tocha Olímpica nesta quarta (3) no Rio
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade