Publicidade
Publicidade

COI aprova entrada de surfe, caratê e skate para Olimpíada de Tóquio-2020

O COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a inclusão de cinco modalidades para a próxima edição de Jogos Olímpicos. Surfe, beisebol/softbol, caratê, skate e escalada farão parte da programação de Tóquio-2020.

A decisão foi tomada por membros do comitê em seu congresso realizado em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio.

O conselho executivo da entidade aprovou em junho a proposta feita pelo comitê organizador dos Jogos de 2020 de adicionar esses cinco esportes.

As modalidades foram escolhidas na fase final da seleção, em junho. Ao todo, oito esportes estavam no páreo. Mas boliche, squash e wushu (arte marcial) ficaram fora.

"Eu acredito que o esporte, depois do título do Gabriel [Medina], teve um "boom" muito grande no país. Logo em seguida, com o meu [título], ajudou a consolidar mais ainda. Acredito que, com o esporte entrando no ciclo olímpico, poderemos ver uma organização melhor entre confederações e federações. Se fizerem tudo certinho, seremos uma superpotência do surfe mundialmente", afirmou Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão do surfe mundial.

Camila Mattoso/Folhapress
Gabriel Medina e Sandro Dias comemoram a inclusão do surfe e do skate nos Jogos Olímpicos Rio-2016
Gabriel Medina e Sandro Dias comemoram a inclusão do surfe e do skate nos Jogos Olímpicos Rio-2016

Já o técnico da seleção brasileira de caratê, Ricardo Aguiar, afirmou que aguardava há tempos esta decisão do COI. "Agora está caindo a ficha. Estávamos muito apreensivos. A gente sempre esperou por esse momento", disse.

Para ele, o caratê brasileiro passa pelo seu melhor momento no cenário internacional. "Iniciamos um trabalho há quatro anos. Hoje, somos o sexto país no ranking mundial", completou.

Para a Associação Brasileira de Escalada Esportiva, a modalidade conseguiu a aprovação pois tem um apelo lúdico, apesar de não contar com muito incentivo no Brasil. De acordo com a entidade, são 5.000 praticantes deste esporte no Brasil, sendo a maioria que atua ainda de forma amadora.

"Agora que a escalada virou esporte olímpico, a gente espera que, com mais incentivo e estrutura, aumente não só o número de participantes do esporte, mas o nível também. Neste ano, disputo meu último campeonato mundial. Depois, espero ir a Tóquio como dirigente ou preparadora, caso a gente consiga uma vaga", afirmou Janine Cardoso, 42, presidente da associação e nove vezes campeã brasileira na modalidade "dificuldade".

Quem também espera que o aporte financeiro cresça com a inclusão nos Jogos Olímpicos é o presidente da Confederação Brasileira de beisebol e softbol (CBBS), Jorge Otsuka.

A modalidade participou dos Jogos até Pequim-2008, quando recebeu repasses de cerca de 0,5% da loteria federal via COB – o valor ficava entre R$ 350 mil e R$ 400 mil.

"Com planejamento a média prazo e o apoio do COB, é possível acreditar [na evolução do esporte]", apontou.

Com esses acréscimos, a Olimpíada de 2020 deverá ter mais 18 eventos, considerando as categorias dessas modalidades.

O skate, por exemplo, terá duas categorias (street e park), tanto no masculino como no feminino. O beisebol será disputado apenas no masculino, enquanto o softbol, no feminino.

O caratê deve ser dividido em duas categorias: kata e kumite (essa última com três classes de peso diferentes). Só esta modalidade teria oito disputa por medalhas.

CONFIRA AS NOVAS MODALIDADES

SKATE
Esporte individual, com diferentes modalidades. Nos Jogos, ocorrerão disputas em street e park. No caso do street, os obstáculos simulam um circuito de rua (bancos, corrimões, rampas, muretas, escadas, paredes inclinadas etc.)
Federação internacional: ISF
Principais torneios: Street League e X-Games

No Brasil
Confederação Brasileira: CBSk
Profissionais: 700
Praticantes: 8,5 milhões de praticantes
Principais nomes: Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho), Leticia Bufoni, Rony Gomes

Xinhua
(160621) -- BOGOTA, junio 21, 2016 (Xinhua) -- Un residente realiza un truco durante la celebración del Día Mundial del Skate, en la ciudad de Bogotá, capital de Colombia, el 21 de junio de 2016. El Día Mundial del Skate se celebra el 21 de junio cada año con el objetivo de estimular a los skaters o patinadores de todo el mundo a compartir la afición por este deporte. (Xinhua/Jhon Paz) (jhp) (jg) (ah)
Skatista faz manobras em escadaria

*

SURFE
Praticado no mar e sobre uma prancha, o atleta realiza manobras que são avaliadas (com notas) de acordo com o grau de dificuldade. As disputas ocorrem em baterias, com três fases, quartas de final (e repescagem), semifinal e final. As baterias duram, em média, 30 minutos (podendo ser alterado). Cinco juízes avaliam cada bateria e dão notas de 0 a 10 para a onda surfada. A maior e a menor nota são descartadas. A média das três restantes dá a pontuação do atleta.
Federação internacional: ISA
Principal torneio: Circuito Mundial de Surfe

No Brasil
Confederação Brasileira: CBS
Praticantes: 4 milhões
Principais nomes: Gabriel Medina e Adriano de Souza

Divulgação/WSL
Gabriel Medina durante etapa de Fiji
Gabriel Medina durante etapa de Fiji

*

ESCALADA ESPORTIVA
Esporte que conta com três modalidades (esportiva, tradicional - "trad" e boulder). Na esportiva, há anéis de proteção prefixados na rocha nos quais o escalador encaixa o mosquetão (anel de metal portátil com segmento móvel) e corda de segurança. O nível de dificuldade depende do grau de inclinação da rocha (parede), do tamanho dos apoios para pés e mão e do nível técnico dos movimentos
Federação internacional: IFSC
Principais torneios: Mundial e Copa do Mundo

No Brasil
Entidade: ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva)
Atletas: 80
Praticantes: 5.000
Principal nome: Felipe Camargo

*

BEISEBOL / SOFTBOL
Beisebol: Esporte coletivo jogado entre dois times com nove atletas cada um, em um campo com formato de diamante. Há um revezamento entre os jogadores dos dois times: enquanto uma equipe ataca, a outra defende. O objetivo do jogo é marcar pontos, ou corridas. O time que está atacando faz um ponto quando um jogador consegue completar uma volta em sentido anti-horário passando pelas quatro bases (que formam um quadrado perfeito e ficam a 27,3 m de distância uma da outra).
Softbol: Semelhante ao beisebol, mas com características próprias. Começa pelo arremesso do pitcher. No softbol, o lançamento da porta parte do movimento do braço de baixo para cima, e não de cima para baixo, como no beisebol. A bola também e a área do campo também são diferentes. No beisebol, são nove innings (conjunto de um ataque e uma defesa de uma determinada equipe), e, no softbol, são sete
Federação internacional: Ibaf
Principais torneios: MLB (EUA), NPB (Japão) e World Baseball Classic

Brasil:
Confederação brasileira: CBBS
Atletas: 3.000
Praticantes: 15.000

*

CARATÊ
Esporte individual, baseado na arte marcial japonesa que significa "mãos vazias" e que concilia técnicas de ataque e defesa pessoal, com socos e chutes. Nos Jogos, serão duas modalidades (kumite e kata). No kumite, que consiste no combate, a pontuação é similar à do judô, com ippon (3 pontos), waza-ari (2 pontos) e yukô (1 ponto). No kata, que consiste na apresentação individual, os atletas são avaliados pela demonstração dos golpes.
Federação internacional: WKF
Principal torneio: Mundial de caratê

No Brasil
Confederação brasileira: CBK
Atletas: 220 mil (filiados a confederação)
Praticantes: 350 mil
Principais nomes: Douglas Brose, Hernani Verissimo, Natália Brosulatto e Valéria Kumizaki

Geoff Burke-USA TODAY Sports
Jul 23, 2015; Mississauga, Ontario, CAN; Valeria Kumizaki of Brazil (red) fights Kate Campbell of Canada (blue) in the karate women's 55k gold medal final during the 2015 Pan Am Games at Mississauga Sports Centre
Brasileira Valeria Kumizaki durante luta com canadense Kate Campbell
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade