Publicidade
Publicidade

'Zebra' americana do tiro leva primeira medalha de ouro da Olimpíada do Rio

A americana Virginia Thrasher, 19, é a primeira medalhista de ouro da Olimpíada do Rio. Ela venceu neste sábado (6) a prova de carabina de ar 10 metros do tiro esportivo feminino, disputada no Centro Olímpico de Tiro, em Deodoro.

Ela ganhou a final com 208 pontos, superando a rival chinesa Du Li (207 pontos), que ficou com a medalha de prata. O bronze foi para a chinesa Yi Siling, que fez 185,4 pontos na final.

A atleta que inaugurou o pódio da Olimpíada do Rio foi uma surpresa. As chinesas estavam entre as favoritas para medalhas. Em suas previsões, a revista "Sport Illustrated" colocou Yi Siling, 27, como provável ouro.

Pascal Guyot/AFP
A americana Virginia Thrasher (centro), primeira medalhista de ouro da Rio-2016, no pódio com Du Li (esq.) e Yi Siling
A americana Virginia Thrasher (centro), primeira medalhista de ouro da Rio-2016, no pódio com Du Li (esq.) e Yi Siling

Nascida na cidade de Roma, no Estado de Nova York, Virginia é estudante. Ela foi eleita a melhor novata do ano pela Conferência de Novatos dos Estados Unidos.

Virginia começou a atirar quando tinha por volta de 14 anos. Ela visitava seus avós na Pensilvânia e pediu autorização dos pais para passar a caçar com eles.

Quatro meses depois, após fazer um curso sobre segurança de caça, Virginia estava com o pai caçandos cervos na Pensilvânia. "A adrenalina de puxar o gatilho me atraiu", disse ela, em coletiva.

Virginia disse que seu objetivo na Rio-2016 era "participar e dar seu melhor, mas que percebeu que tinha chances de medalha quanto assumiu a liderança na final.

"Nessa hora eu foquei, respirei. E continuei atirando", disse a atiradora, que espera voltar à sala de aula e a "rotina normal" no próximo dia 17.

Pai da medalhista, Roger Thrasher disse que a expectativa da atleta era apenas participar da Olimpíada para "conhecer o processo", sem disputar ou ganhar medalhas.

"Ela tem treinado forte principalmente a parte mental. Está muito focada e isso com certeza foi o fator que permitiu essa conquista", disse Thrasher, que olhava ao redor parecendo não acreditar na vitória.

Segundo ele, Virginia está cursando o segundo ano da faculdade de engenharia na Universidade de West Virginia, onde recebeu uma bolsa de atleta por quatro anos.

As medalhas foram entregues pelo presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o alemão Thomas Bach, e da Federação Internacional de Tiro, o mexicano Olegario Vázquez Raña.

Nessa modalidade do tiro, as atletas precisam acertar alvos fixos a 10 metros de distância, usando carabinas. Quanto mais próximo do centro do alvo, maior a pontuação recebida pelos competidores.

PROVA

A chinesa Yi Siling liderou a maior parte do início da prova. Na quarta rodada de tiros (de nove rodadas), a chinesa marcou 9,6 pontos, uma pontuação baixa (a pontuação máxima da prova é 10,9) e perdeu a liderança.

Os competidores começaram então a se revezar na liderança da prova, arrancando aplausos da plateia a cada rodada. Torcedores batiam palmas em ritmo acelerado no momento do tiro, ampliando o clima de ansiedade.

No final, a jovem americana Virginia Thrasher, classificada como "uma quase desconhecida" pela mídia especializada estrangeira, surpreendeu o público e levou a medalha de ouro.

Virginia ocupa atualmente a posição de número 23 no ranking da modalidade de tiro de carabina de 10 metros pela ISSF (Federação Internacional de Tiro Esportivo).

Jeremy Lee/Reuters
A americana Virginia Thrasher após vitória no tiro esportivo na Olimpíada do Rio
A americana Virginia Thrasher após vitória no tiro esportivo na Olimpíada do Rio

BRASILEIRA

Na fase de classificação, 51 atiradoras dispararam 40 tiros em busca de uma vaga na final durante 1 hora e 15 minutos. Dessas, apenas os oitos se classificam para disputar medalhas olímpicas.

Medalha de prata, a chinesa Du Li fez 427,07 pontos em seus 40 disparos e estabeleceu um novo recorde olímpico.

A brasileira Rosane Budag, 42, não se classificou para a final da prova da tiro de carabina de 10 metros. No Rio, ela participa de sua primeira Olimpíada. Fez 396,9 pontos na fase de classificação e terminou em penúltimo lugar.

"Fiquei muito nervosa e demorei para começar a atirar. E, quanto eu percebi, tinha pouco tempo para terminar a prova. Eu tive então que correr. Acertei um oito [nota considerara baixa no tiro] e para mim foi derradeiro", disse a atiradora.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade