Publicidade
Publicidade

Lanchonetes da Rio-2016 têm falta de comida no 1º dia da Olimpíada

Faltou comida no primeiro dia da Rio-2016, neste sábado (6). Arenas e até a praça de alimentação montada na parte central do Parque Olímpico ficaram sem lanches e pizzas.

A Folha esteve em cinco arenas: Centro Aquático Maria Lenk (que tem jogos de polo aquático), Arena Carioca 3 (esgrima), Arena Carioca 2 (judô), Centro Olímpico de Tênis e Arena da Juventude (basquete).

José Henrique Mariante/Folhapress
Fila em quiosque para comprar comida na Arena da Juventude, na Rio-2016
Fila em quiosque para comprar comida na Arena da Juventude, na Rio-2016

Localizados dentro do Parque Olímpico, os quatro primeiros vendiam apenas bebidas no fim da manhã e início da tarde. A praça de alimentação sofreu com o problema devido a uma queda de energia, por volta das 12h30. A venda foi normalizada às 13h50.

No complexo de tênis, as pessoas eram orientadas a deixar o local para tentar comprar comida nas lanchonetes espalhadas pelo Parque Olímpico. Elas precisavam carimbar os ingressos, para poder retornar, e pegavam fila, debaixo de sol, para sair.

"Fila para sair é novidade agora. Para sair e tentar comer", disse André Carlindo Gonçalves, 43, que saiu de Vitória (ES) para ir ao Rio acompanhar partidas de tênis e basquete masculino neste sábado (6).

O problema é que do lado de fora das arenas também faltou comida. Na praça de alimentação, pelo menos dez lanchonetes, uma ao lado da outra, estavam sem comida por volta das 12h30. A queda de energia fez com que os fornos não pudessem ser ligados, segundo funcionários.

"Última leva de pizza saindo", gritou um deles, às 13h20.

As pessoas eram orientadas pelos caixas (que ficavam circulando pelo local, com máquinas de cartão de crédito na mão) a se dirigirem ao outro lado da praça de alimentação, onde a energia não acabou. Porém, grandes filas se formaram para pegar a comida nessas outras lanchonetes.

Espectadores reclamaram também do forte calor no Parque Olímpico. "É muito difícil sem sombra", afirma Carlos Henrique Silva, 34, cunhado da judoca Sarah Menezes. Ele estava no local com o filho Pedro, de um ano.

"Estou há mais de uma hora na sombra do poste com a criança. Não tem alimentação saudável, apenas hambúrguer e refrigerante, não tem suco nem fruta. Vou embora dar comida para meu filho e voltar depois para assistir o judô", disse.

Às 13h50 a situação na praça de alimentação estava normalizada. O Comitê Organizador da Rio-2016 ainda não se pronunciou sobre o assunto.

ARENA DA JUVENTUDE
No local em que jogos de basquete serão disputados, em Deodoro, o público teve que esperar mais de uma hora para comprar lanches. A fila preferencial, reservada para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com crianças de colo, tinha espera de 40 minutos.

Alguns quiosques não tinham troco e aceitavam apenas pagamentos em cartão.

"Uma desorganização total. Desrespeito absoluto. Mais de uma hora para comprar uma água", disse o comerciante Roberto Dumas.

Colaborou JOSÉ HENRIQUE MARIANTE, enviado especial ao Rio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade