Publicidade
Publicidade

Larissa e Talita vencem no vôlei de praia; Pedro e Evandro perdem para cubanos

Uma das favoritas à medalha de ouro no vôlei de praia, a dupla brasileira formada por Larissa Maestrini e Talita Rocha estreou com uma vitória tranquila na arena de Copacabana. O time brasileiro venceu por 2 a 0 as russas Ekatarina Birlova e Evgenia Ukulova.

"Acho que conseguimos fazer em quadra tudo o que treinamos. Então ficou a impressão de que o jogo foi fácil", disse Larissa.

No primeiro set, as brasileiras venceram por 21 a 14; no segundo por 21 a 16, tendo a partida duração de 36 minutos.

Talita conseguiu cinco pontos em bloqueios contra as russas, o que ajudou a levantar o público presente no apoio às brasileiras. "Foi tudo muito lindo, porque a emoção de jogar em casa supera tudo", declarou ela.

Na tarde de terça-feira (9), Larissa e Talita enfrentam as norte-americanas Fendrick/Sweat. Elas perderam na estreia para as polonesas Kolosinska/Brzostek por 2 a 1, que dividem assim a liderança do grupo A com as brasileiras. As duas duplas mais bem classificadas seguem adiante para a fase de jogos eliminatórios.

MASCULINO
A dupla Pedro Solberg/Evandro Jr teve a pior estreia das quatro equipes brasileiras, duas masculinas e duas femininas, no vôlei de praia. Os dois perderam para os cubanos Diaz/Gonzalez por 2 sets a 1.

Os brasileiros perderam o primeiro set por 24 a 22 E permaneceram em desvantagem no placar até quase metade do segundo set, quando começaram reação que contagiou a torcida mais vibrante que compareceu à arena Copacabana. Os brasileiros venceram o segundo set por 23 a 21.

O Brasil liderou até a metade do set decisivo, mas os cubanos reagiram e venceram por 15 a 13 e encerraram o confronto após 1h03min de jogo.

O saque forçado das duas equipes foi um dos destaques da partida. Os cubanos conseguiram seis pontos direto do saque, contra quatro dos brasileiros.

Evandro admitiu que a dupla brasileira cometeu muitas falhas no sistema defensivo. "Somos dois bloqueadores e erramos mais do que o normal. Paciência. Vamos treinar mais."

Pedro Solberg, que é filho da ex-jogadora de vôlei Isabel, relativizou a derrota. "A disputa está só começando. Temos de levantar a cabeça e corrigir as falhas para voltarmos mais fortes."

Pedro e Evandro ainda têm mais dois jogos para se recuperar na primeira fase e voltam a jogar nesta terça (9) às 10h, contra os canadenses Schalk/Saxton e na quinta (11) contra os lituanos Samoilovs/Smedins.

As duas duplas mais bem colocadas seguem para a próxima fase eliminatória. A terceira colocada tem chance de ir adiante por índice técnico e na disputa da repescagem.

PÚBLICO
Apesar de os problemas no acesso à arena terem sido menores neste domingo do que no sábado, a partida de Larissa e Talita começou com um grande número de lugares vazios, que foram sendo preenchidos aos poucos.

"Talvez o jogo tenha sido cedo demais. Começou às 10h. Para chegar duas horas antes, as pessoas têm de acordar muito cedo. É só o segundo dia. Tudo vai melhorar", afirmou Talita.

Jornalistas estrangeiros perguntaram sobre a ausência de público e problemas com a infraestrutura olímpica. "Joguei Pequim-08 e Londres-12. Também lá houve problemas, porque a Olimpíada equivale à organização de 42 campeonatos mundiais simultaneamente. Sempre acontece algum erro. Mas achei a arena de Copacabana linda. Dá orgulho mesmo."

Em inglês, um jornalista insistiu na questão dos torcedores ausentes. Talita voltou-se para os brasileiros em português. "Gente, se ele continuar eu vou dar um soco nele", disse, rindo.

OUTRAS PARTIDAS

A dupla Alison e Bruno Schmidt, favorita no vôlei de praia, estreou com vitória por 2 a 0 neste sábado (6) contra a dupla canadense Binstock/Schachter.

Os brasileiros afirmaram que a maior dificuldade da partida foi o vento.

"O vento estava rodando. De uma hora para outra, o lado bom ficava ruim, e o lado ruim ficava bom", disse Alisson. "A bola acaba baixando um pouco. Tomei dois bloqueios por isso."

Alison e Bruno voltam a jogar nesta segunda-feira (8) às 15h30 contra a dupla austríaca Doppler/Horst.

As brasileiras Ágatha Rippel e Bárbara Seixas também venceram o primeiro jogo na Olimpíada. De virada, a dupla superou Hermannova/Slukova, da República Tcheca, por 2 sets a 1.

O próximo jogo da dupla será contra as argentinas Gallay/Klug nesta segunda-feira (8) às 11h.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade