Publicidade
Publicidade

'Dor de derrota é maior que física', diz Sarah; judoca quer mudar de categoria

A judoca Sarah Menezes, 26, ouro em Londres-12, disse na tarde deste domingo (7) que pretende mudar de categoria. Atualmente na chamada ligeiro (até 48 kg), ela pretende passar a competir no meio leve, até 52 quilos.

A mudança, já esperada, foi anunciada um dia após a atleta ter sido eliminada da Olimpíada do Rio. Ela foi derrotada no sábado pela número um do ranking mundial, Urantsetseg Munkhbat, atleta da Mongólia.

A judoca chorou ao receber o ippon que garantiu a vitória da adversária. Munkbhbat venceu a luta ao imobilizar o braço direito da campeã olímpica, provocando-lhe uma lesão.

Em breve conversa com jornalistas na zona internacional da Vila dos Atletas, Sarah disse que, enquanto trata da lesão, irá voltar aos estudos. Ela trancou a faculdade de Educação Física no sexto período pouco antes da Olimpíada de Londres.

"Quero estudar porque a carreira de atleta é curta", disse. Ela vai continuar na Vila dos Atletas junto com a delegação brasileira, mas a família volta para Teresina, no Piauí.

Ela passará por uma ressonância, após os braço desinchar. Enquanto isso, convive com as dores. Disse que não conseguiu dormir direito esta noite, em parte pela derrota, em parte pela dor. Ela tem tomado analgésicos para aliviar a dor e tem feito fisioterapia.

"A dor da derrota é até maior que a dor física", disse.

A mudança de categoria também ocorre em função da dificuldade que a atleta teve em manter o peso neste ciclo olímpico. Ela chegou a ficar dez quilos acima do permitido em sua categoria.

A atleta recuperava a carreira após maus resultados recentes. Este ano, porém, voltou a atuar bem e venceu o Grand Prix de Havana, Cuba.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) e a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) não contavam com um novo ouro, mas esperavam ao menos um lugar no pódio.

Sobre o peso, ela disse não se preocupar em passar a enfrentar atletas mais fortes fisicamente. "Eu estou acostumada a treinar com as principais atletas da outra categoria. Acho que não haverá problema", disse.

Sarah disse que o resultado negativo nos Jogos do Rio não decorreu de pressão da torcida. Ao contrário, elogiou a participação do público na Rio-2016.

"Sou uma pessoa muito calma e para mim foi positivo ter a torcida a favor. É de extrema importância na vida do atleta ter uma torcida que te apoia", disse.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade