Publicidade
Publicidade

Após 1º tempo desastroso, Brasil reage, mas perde para Lituânia no basquete

A estreia da seleção brasileira masculina de basquete na Rio-2016 teve duas caras: uma desastrosa e outra boa. No fim das contas, pesou a péssima apresentação no primeiro tempo.

Neste domingo (7), na Arena Carioca 1, na Barra, o time treinado pelo técnico argentino Rubén Magnano perdeu da forte Lituânia por 82 a 76, pela primeira rodada do Grupo B da competição.

Depois das boas apresentações nos seis amistosos preparatórios (um, inclusive, contra a própria Lituânia), o Brasil não soube controlar a sua ansiedade na estreia dos Jogos.

Magnano começou o duelo com um experiente quinteto: Nenê, Rafael Hettsheimeir, Alex Garcia, Leandrinho e Huertas –todos acima dos 30 anos.

Mas bastaram dez minutos para a Lituânia abrir dez pontos de vantagem.

Os comandados de Magnano demoravam para decidir as jogadas, rodavam pouco a bola e tinham dificuldades até de acertar lance livre. Neste último quesito, o Brasil teve apenas 50% de aproveitamento no primeiro tempo, contra 77% do adversário.

O público, que compareceu em bom número à arena, mas não a lotou, bem que tentou animar os jogadores do Brasil. Mas quanto mais gritavam a favor do time, mais a Lituânia jogava. E menos a seleção fazia.

"O Brasil não é aquele do primeiro tempo. Não podemos entrar na quadra com esse excesso de ansiedade e nervosismo. Tem que controlar isso. Se tivermos tranquilidade, vamos fazer as coisas como estamos acostumados", disse Huertas.

A Lituânia chegou a abrir 30 pontos de vantagem no primeiro tempo –o placar final foi de 58 a 29.

A conversa nos vestiários rendeu resultado, e o time voltou muito melhor para a segunda etapa. Leandrinho, um dos jogadores mais experientes do grupo, acordou e incendiou a arena. Ele foi o cestinha da partida com 21 pontos.

"É uma derrota difícil de assimilar. Jogávamos em casa, com o apoio da nossa torcida. Não podemos jogar daquela maneira. Não era o nosso time em quadra", afirmou Leandrinho.

No segundo tempo, com um time muito mais coeso e eficiente, o Brasil fez 47 pontos e levou somente 24.

Mesmo assim, terminou o jogo com alguns números bem ruins. De 14 arremessos da linha de três pontos, acertou apenas dois (14%). E teve um aproveitamento de 63% nos lances livres –acertou 22 de 35.

Apesar da derrota (e dos números), os jogadores não mostraram abatimento após a partida. Todos estavam empolgados pelo ótimo segundo tempo. Inclusive Magnano.

O treinador disse que estava feliz pelo ótimo desempenho da equipe nos dois últimos períodos.

"Temos um torneio pela frente. A luta está aberta. E vamos lutar até o último momento", disse o treinador.

O próximo jogo da seleção acontece na terça-feira (9), às 14h15 (de Brasília), novamente na Arena Carioca 1, na Barra, contra a forte Espanha.

Será preciso mais do que um tempo para vencer.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade