Publicidade
Publicidade

'Coroa cabeluda', Vera Holtz cria série fotográfica em homenagem à Olimpíada

No clima olímpico, nem todo o mundo precisa sair por aí de look festivo como o das mascotes Tom e Vinicius. De vestido preto, as unhas pintadas na mesma cor, a cabeleira jogada para a frente, o rosto encoberto pelos longos fios grisalhos, é quase fantasmagórica a figura que traz nas mãos uma coroa de louros.

Essa é uma das imagens que compõem a galeria criada por Vera Holtz para o Instagram, aplicativo que reúne cerca de 600 mil seguidores da atriz.

Renato Santoro
*** NAO USAR - EXCLUSIVO *** A atriz Vera Holtz em ensaio produzido para o Instagram, para a serie "Ascese Olímpica" Credito: Renato Santoro ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
A atriz Vera Holtz em ensaio produzido para o Instagram

Conforme a sequência de fotos avança, o ornamento usado por gregos e romanos para simbolizar a vitória vai subindo em direção à cabeça. A série de quatro fotos, intitulada "Ascese Olímpica", viralizou na internet: já angariou cerca de 90 mil "likes".

Como as outras aparições, "Rainha do Boldo", no Carnaval, e "Maluca por Chocolate", na Páscoa, a nova incursão na rede social envolveu um longo e orquestrado processo criativo.

O ensaio de temática olímpica é, na verdade, um certo resgate da "Vera Torpedo", seu apelido na adolescência, quando disputava modalidades como revezamento 4x4, 100 m rasos no atletismo e vôlei, nos tradicionais e concorridos jogos estudantis da região de Tatuí, sua terra natal, e Itapetininga, ambas no interior paulista.

Vera, que completou 64 anos neste domingo (7), não se recorda ao certo do número de medalhas conquistadas naqueles nostálgicos anos 1960/70. "Mas me lembro bem de cruzar o cordão de chegada. Tinha uma cor forte, vibrante... era verde limão", comemora, num entusiasmado lampejo de lembrança, marcado por suas conhecidas gargalhadas. "A sensação de ter passado em primeiro lugar está comigo", reforça a atriz.

A inspiração da série olímpica começou a brotar há cerca de dois meses. Em uma pausa na gravação da próxima novela das nove da Globo, "A Lei do Amor", na qual dará vida à poderosa Magnólia, Vera caminhava pelo Leblon, zona sul do Rio, quando se deparou com uma coroa de louros numa loja da Osklen _a marca buscou inspiração nos Jogos para criar sua última coleção.

"Era um objeto premonitório. As coisas têm vida própria, como dizia a personagem Winnie, em 'Dias Felizes', de Samuel Beckett. Ficou ali guardada até brotar essa ideia", explica.

Apesar de a coroa ter sido comprada no Rio, a produção ocorreu em São Paulo.

Quem produz, fotografa e filma a atriz é o arquiteto Renato Santoro. A própria Vera responde pela concepção do projeto. O cineasta Evaldo Mocarzel atua como "consultor conceitual das séries". Outro amigo, Marcos Froner, é o "social media manager": cria e cuida da agenda de publicações.

Outra sequência temática sobre os Jogos aparentemente já está no forno. "Sei que voltarei ao tema, mas ainda não sei dizer sobre o que será", despista.

Contagiada pelo espírito olímpico, Vera comenta que este é um "momento muito especial para nós, para o Rio, para o Brasil". Entusiasta do esporte e sempre otimista, acrescenta: "Reverencio tudo isso que está acontecendo".

E acrescenta um bocadinho mais: "Não passa pela minha cabeça nenhuma ideia negativa que me contamine", referindo-se às preocupações em torno da violência durante a Olimpíada. A coroa de Vera, é bom que se diga, também remete à paz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade