Publicidade
Publicidade

Seleção masculina de basquete sofre, mas bate a Espanha por um ponto

A seleção brasileira masculina de basquete sofreu, mas derrotou a forte Espanha nesta terça-feira (9), por 66 a 65, na Arena Carioca 1, na Barra, e conseguiu a sua primeira vitória na Rio-2016.

O ala Marquinhos, com um tapinha na bola após o arremesso do armador Marcelinho Huertas pegar no aro, a cinco segundos do final do jogo, garantiu o triunfo.

A vitória é um alívio para o time comandado pelo técnico argentino Rubén Magnano, que perdeu a primeira partida da competição, no domingo (8), para a Lituânia.

O Brasil precisava desta vitória para não se complicar e ganhar moral para os três jogos seguintes. O próximo confronto é contra a Croácia, na quinta-feira (11), às 14h15 (de Brasília), novamente na Arena Carioca 1.

Os croatas, que ocupam a 12ª posição no ranking da Fiba (Federação Internacional de Basquete), bateram os espanhóis na primeira rodada e encaram a Argentina na noite desta terça-feira, às 22h30.

Se vencer a Croácia, o Brasil ficará em uma posição mais confortável, já que terá pela frente, na última rodada, uma seleção muito mais fraca (a Nigéria). Antes, porém, enfrentará a Argentina.

Magnano começou a partida com um quinteto diferente em relação ao jogo contra a Lituânia. Augusto e Marquinhos entraram nos lugares de Rafael Hettsheimeir e Alex Garcia. Nenê, Leandrinho e Huertas foram titulares novamente.

E o primeiro tempo da equipe nesta terça-feira foi melhor do que contra a Lituânia, quando o time sofreu um apagão e viu o adversário abrir uma vantagem de até 30 pontos.

Jim Young/Reuters
Augusto Lima, do Brasil, passa pelo experiente pivô espanhol Pau Gasol
Augusto Lima, do Brasil, passa pelo experiente pivô espanhol Pau Gasol

Dessa vez, com a parte psicológica bem equilibrada, a equipe teve mais paciência para decidir as jogadas, conseguiu boas infiltrações e acertou a mão nos arremessos de longa distância.

Na defesa, conseguiu se acertar e só teve trabalho para parar o pivô Pau Gasol, que saiu do primeiro tempo com cinco pontos. Porém, o time abusou das faltas e perdeu muitos rebotes. O ataque espanhol teve uma segunda chance para fazer a cesta em muitas ocasiões.

No início do segundo tempo, o Brasil chegou a abrir nove pontos de vantagem e levantou o público. No entanto, voltou a mostrar a sua instabilidade e permitiu o empate em pouco tempo.

E com cinco minutos, a equipe brasileira já havia feito quatro faltas. Assim, colocou o adversário diversas vezes na linha de lance livre. Apesar disso, foi para o último período com oito pontos de vantagem no placar.

No último quarto, voltou a sofrer com as faltas e, como de praxe, permitiu a reação do rival. Nervoso, errou muito no ataque e, nos minutos finais, após um novo apagão, sofreu a virada.

Mesmo assim, o time conseguiu se levantar e virou o jogo faltando cinco segundos para o fim. A Espanha ainda teve um ataque para fazer, mas parou em uma forte defesa do time de Magnano.

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade