Publicidade
Publicidade

Seleção masculina busca vitória para evitar vexame olímpico

Sem ainda ter marcado um gol sequer nos Jogos Olímpicos, a seleção vai tentar evitar nesta quarta-feira (10) protagonizar um novo vexame para o futebol brasileiro.

Depois de perder a Copa do Mundo em casa com uma goleada história para a Alemanha e ser eliminada precocemente das duas últimas edições da Copa América (Chile-15 e EUA-16 ), o time comandado por Rogério Micale necessita vencer a líder Dinamarca para permanecer no torneio olímpico sem precisar contar o resultado dos adversários.

A medalha de ouro olímpica é uma obsessão para a CBF. O título é o único que falta ao time nacional.

Mesmo com Neymar em campo, o terceiro maior salário dos Jogos, a seleção faz uma campanha pífia. Tem apenas dois pontos no torneio e está empatado com o Iraque.  

No Itaquerão, no mesmo horário, os iraquianos enfrentam a África do Sul, que é a lanterna, com apenas um ponto. As quatro seleções têm chance de classificação. Os dinamarqueses somam quatro pontos nos Jogos.

Se as duas partidas terminarem empatadas, a Fifa vai realizar um sorteio no Rio para definir o classificado logo após o jogo. 

Chamado às pressas pela CBF para comandar o time após Tite recusar o convite, Micale admitiu na terça (9) que a pressão pelo resultado na Olimpíada "cresce numa esfera desproporcional". Mesmo assim, ele disse que não vai abrir mão do esquema ofensivo, com três atacantes e apenas um volante, que ainda não funcionou.

Se a seleção for eliminada nesta noite, o resultado vai entrar para a história como a pior campanha olímpica do futebol desde que o COI (Comitê Olímpico Internacional) permitiu a participação de atletas profissionais. A primeira edição com brasileiros foi em Los Angeles-84.

"Estamos muito confiantes em conseguir a vitória e passar da primeira fase para gerar tranquilidade à equipe e chegar com força para o mata-mata. O gol vai sair naturalmente", afirmou o treinador, que prometeu um time ofensivo, com toque de bola e triangulações. Até agora, a equipe não conseguiu colocar o discurso de Micale em campo.

O ataque é o setor mais criticado. De acordo com os números divulgados pela Fifa, a seleção já chutou 41 vezes, mas só acertou 13 ao gol. Mesmo assim, nenhuma entrou.

"Não adianta precipitar. No momento certo, o gol vai aparecer. Quanto maior a tensão, menos efetividade. Os nosso atacantes estão acostumados. Os gols vão sair de forma natural", acrescentou o treinador, que ganhou fama em categorias de base, mas nunca teve uma experiência em grandes times adultos.

Nesta terça, Tite chegou em Salvador e assistiu ao treino da seleção. Chamado por Micale como "conselheiro", o ex-corintiano já conversou com os atletas.  

DEFESA DE NEYMAR 

Na véspera da partida, Micale fez questão de defender Neymar.

Ele pediu aos jornalistas para evitarem buscar "por vilões" e chegou a declarar que o ex-santista poderia abandonar a seleção, caso seja novamente criticado.

"Se não analisarmos friamente, não tivermos uma transição dos craques, não os respeitarmos, logo eles não vão querer estar conosco. O Neymar quis estar na Olimpíada, e volto a dizer: ele assumiu uma situação e é muito cobrado por isso com 24 anos. São fatos para refletir", afirmou Micale.

Um dos mais experientes do grupo, Neymar não esconde o descontentamento com as críticas. No domingo (7), após o empate com o Iraque, o capitão deixou o campo sem dar entrevista. Na segunda, ele deixou o hotel vaiado por parte dos torcedores em Brasília.

FRACASSO HISTÓRICO

Se a seleção for eliminada nesta noite, o resultado vai entrar para a história como a pior campanha olímpica da história desde que o COI (Comitê Olímpico Internacional) permitiu a participação de atletas profissionais no torneio de futebol. A primeira edição com brasileiros foi em Los Angeles-84.

Desde então, o time sempre conseguiu se classificar na fase de grupos.

"Sair seria uma vergonha sim, pelo que representa o futebol brasileiro. Mas nos últimos anos o que mais tem acontecido no futebol brasileiro foi vergonha. Seria mais uma", disse Zico, um dos craques da seleção nos anos 80 e crítico do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

Desde que o dirigente assumiu oficialmente a CBF, a seleção perdeu duas edições da Copa América. O time também sofre nas eliminatórias. Com apenas nove pontos, a seleção está fora da zona de classificação para o Mundial da Rússia.

Del Nero era vice presidente da CBF, quando o Brasil perdeu a Copa em casa.

O dirigente foi denunciado por corrupção pelo FBI. Ele também é investigado pelo Comitê de Ética da Fifa e por duas CPIs no Congresso Nacional.

O presidente da CBF é acusado de receber propina na venda de direitos de torneios no país e no exterior. O cartola nega. 

Uma nova derrota da seleção deixaria Del Nero em situação delicada.

*

FICHA TÉCNICA

Brasil: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas santos; Rodrigo Dourado, Renato Augusto e Felipe Anderson; Gabriel, Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Rogério Micale
Dinamarca: Hojbjerg; Puggaard, Gomes, Mathiasen e Maxso; Vibe, Brock-Madsen,  Borsting e Larsen; Gregor e Jonsson. Técnico: Niels Frederiksen

Local: Fonte Nova, Salvador
Horário: 22h
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade