Publicidade
Publicidade

Ônibus da Rio-2016 com jornalistas é atingido, e dois ficam feridos

Shannon Stapleton/Reuters
A person sits on an official media bus after a window shattered when driving accredited journalists to the Main Transport Mall from the Deodoro venue of the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro, August 9, 2016. REUTERS/Shannon Stapleton ORG XMIT: SRR122
Ônibus oficial da Rio-2106 atingido nesta terça-feira (9)

Um ônibus da Rio-2016 que levava jornalistas do Complexo Esportivo de Deodoro, na zona norte do Rio, para o Parque Olímpico da Barra, na zona oeste, teve duas janelas quebradas depois de ser atingido enquanto transitava, na noite desta terça (9).

Segundo relatos dos profissionais que estavam no veículo, havia 12 jornalistas a bordo, a maioria estrangeiros, voluntários e um policial. Duas pessoas ficaram feridas com os estilhaços das janelas.

O ônibus fazia o trajeto entre a Arena da Juventude (Deodoro) e o Centro de Mídia (Barra) pelo BRT Transolímpico, via expressa com faixa exclusiva, e foi atingido quando passava pelo bairro de Curicica, na zona oeste. Uma viatura do Exército fazia a escolta.

Não está claro o que atingiu e quebrou as janelas. Uma repórter do jornal "O Globo" que estava a bordo escreveu que "ao menos duas pedras acertaram os vidros" e afirmou que o policial embarcado também disse que se tratavam de pedras.

Já um repórter do jornal "O Estado de S. Paulo" e outros jornalistas que estavam no ônibus afirmaram se tratar de tiros, baseando-se nos barulhos que ouviram – e que afirmaram ser de disparos – e no fato de que as janelas ficaram com buracos de diâmetro pequeno.

As polícias civil e militar e as Forças Armadas envolvidas no esquema de segurança dos Jogos iniciaram uma investigação para saber o que atingiu o ônibus, e em que contexto.

Procurado pela Folha, o Comitê Rio-2016 afirmou em nota (confira a íntegra abaixo) que o "motorista do ônibus prestará depoimento à polícia" e que o veículo "será submetido a perícia oficial."

"Os resultados preliminares serão divulgados assim que estiverem prontos", ainda declarou a organização.

Segundo o relato de um dos passageiros, que não quis se identificar, logo após ser atingido o veículo parou quando viu uma viatura da PM, mas o policial teria feito pouco caso do incidente e, mesmo sem examinar as janelas, assegurou que elas haviam sido atingidas por pedras.

O jornalista também se queixou da falta de auxílio dos agentes da segurança para os demais passageiros, alguns dos quais se jogaram no chão em pânico e começaram a chorar.

Um dos feridos pelos estilhaços das janelas foi um turco. Ele cortou o cotovelo com o vidro.

Há ainda outro atingido, que teria cortado um dos dedos. Os profissionais trabalharam durante duas partidas do basquete feminino: Brasil x Bielorrúsia e Turquia x Japão.

Após a parada na viatura, o ônibus seguiu seu trajeto escoltado por veículos do Exército.

-

CONFIRA A ÍNTEGRA DE NOTA DO COMITÊ DA RIO-2016:

Segundo relato do motorista, um dos ônibus do sistema de transporte de mídia deixou a Arena da Juventude, em Deodoro, por volta das 19h30 desta terça, 9 de agosto, em direção ao Parque Olímpico da Barra.

Ao se deslocar pela via expressa Transolímpica, nas proximidades de Curicica, o motorista ouviu um barulho de dentro do ônibus que pensou ser da queda de um equipamento de fotografia.

Imediatamente, olhou pelo espelho retrovisor e percebeu que os passageiros estavam deitados no chão.

Continuou a dirigir por alguns metros até avistar uma viatura de polícia e parar.

Neste momento, percebeu que dois vidros do mesmo lado do ônibus estavam quebrados.

Retomou o percurso sob escolta da viatura e, com o deslocamento, os vidros das janelas quebradas começaram a ceder.

Após chegar ao Centro de Mídia, constatou que dois passageiros apresentavam ferimentos leves causados pelos estilhaços de vidro.

O motorista prestará depoimento à polícia ainda esta noite acompanhando por um gerente de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Também esta noite o ônibus será submetido a perícia oficial pela polícia. Os resultados preliminares serão divulgados assim que estiverem prontos.

O Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) do Exército e a Polícia Militar informaram que aumentaram o patrulhamento na região.

Editoria de Arte/Folhapress
Onde o ônibus com jornalistas foi atingido no Rio
Onde o ônibus com jornalistas foi atingido no Rio
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade