Publicidade
Publicidade

Honduras elimina a Argentina no futebol e sonha com 1º pódio em Jogos Olímpicos

O estádio Mané Garrincha, em Brasília, viu o principal "David contra Golias" do dia olímpico: a pequena Honduras, país sem medalhas em qualquer esporte em 10 participações seguidas desde 1968, eliminou a poderosa bicampeã olímpica de futebol masculino, a Argentina.

Com o empate de 1 a 1 –o atacante hondurenho Lozano (do Tenerife, Espanha), abriu aos 28 do segundo tempo e o meia Martinez (do Rosário Central, Argentina) empatou de falta aos 48–, os dois times terminaram com quatro pontos no Grupo D. 

Os centroamericanos se classificaram no saldo de gols e vão pegar a Coreia do Sul nas quartas-de-final, em Belo Horizonte, no sábado (13). Com sete pontos, Portugal ficou em primeiro no grupo e também avançou para enfrentar a Alemanha, também sábado, em Brasília.

"Nosso país nunca ganhou uma medalha. Vamos lutar por isso agora", disse o jovem Elis, 21 anos, atacante protagonista da vitória por sofrer dois pênaltis e enlouquecer a defesa adversária.

Elis joga no maior time do país, o Olímpia, quem tem resultados e investimentos discretos frente ao selecionado argentino, que contava com jogadores como Calleri, ex-atacante do São Paulo, e Giovanni Simeoni.  

Ueslei Marcelino/Reuters
O argentino Angel Correa lamenta pênalti perdido contra Honduras na Rio-2016
O argentino Angel Correa lamenta pênalti perdido contra Honduras na Rio-2016

Além do bom futebol, as palavras também mostram que as diferenças já não são mais tão grandes entre atletas milionários de grandes times e de pequenas equipes.

"Sempre acreditamos no nosso potencial. Estamos melhorando a cada partida e podemos ganhar de qualquer um", disse o hondurenho.

Giovanni Simeoni, filho de Diego Simeoni –ex-jogador da seleção argentina e hoje técnico de um dos principais times do mundo, o Atlético de Madrid– disse após o jogo que atualmente ganhar é difícil para qualquer time e pode acontecer o mesmo com outros favoritos, inclusive o Brasil.

"O futebol está mudando. Quando um crê que pode, se pode. E Honduras acreditou", afirmou o jogador. "Eles podem ganhar de qualquer equipe".

Em campo, o que se viu foi um jogo equilibrado que não mostrava a diferença que poderia haver entre uma seleção bicampeã olímpica e do mundo para o selecionado de um país sem resultados expressivos no esporte.

Os argentinos ficavam com a bola, mas produziam pouco. Os contrataques hondurenhos eram mais perigosos e num deles, no fim do primeiro tempo, Elis foi derrubado na área. O capitão do time, Acosta, perdeu o pênalti.
No segundo tempo o panorama não mudou. A diferença é que argentina desperdiçou um pênalti, com Correa (Atlético de Madri, Espanha) aos nove minutos e Honduras, não. Lozano converteu aos 28 a outra penalidade sofrida por Elis.

A falta de preparação das grandes equipes parece colaborar para que a diferença fique menor. A seleção argentina sofre problemas semelhantes aos do Brasil na Olimpíada. Perdeu o técnico a semanas dos jogos, vários jogadores recusaram a convocação e o time começou a preparação com apenas 11 atletas, sem saber se conseguiria ter os 18 necessários.

"Nos esquecemos de tudo o que se passou antes quando entramos no campo. Não tem desculpas", disse o jogador Cuesta (Indiependente, Argentina) ao comentar as dificuldades pelas quais o time passou antes do torneio.

Para a torcida presente ao estádio de Brasília, que viu o Brasil jogar duas vezes sem fazer gols nos jogos, assistir de perto ao "David" do dia, e ainda contra os argentinos, provocou o maior êxtase do torneio. Ao fim da partida, o coro de "eliminado" para os vizinhos foi mais alto que os gritos de protesto pedindo "Martha" direcionados à seleção nacional ao fim do jogo de domingo contra o Iraque.

PORTUGAL x ARGÉLIA

Já os portugueses, que empataram com a seleção da Argélia por 1 a 1 em Belo Horizonte, venceram a chave e vão jogar a quarta de final em Brasília, também no sábado, às 13h.

Os dois gols desta partida aconteceram no primeiro tempo, mais movimentado que o segundo. Aos 24min, o atacante Carlos Mané foi derrubado pelo goleiro argelino na área e Paciência marcou de pênalti para os portugueses.

A resposta da Argélia veio aos 30 minutos, quando o camisa 9 do time, Mohammed Benkablia, driblou a defesa de Portugal e acertou no ângulo.

Sem lances decisivos, o segundo tempo teve vaias da torcida no estádio, que pedia para o jogo não terminar em empate.

Caso o Brasil fique em segundo no grupo A, pode enfrentar o time português já na semifinal. Em primeiro, os dois times só se cruzariam na final.

Com sete pontos, Portugal já havia vencido a Argentina, por 2 a 0, e Honduras, por 2 a 1. A Argélia termina a primeira fase com apenas um ponto, na lanterna do grupo.

Calendário Olímpico

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade