Publicidade
Publicidade

Brasil tem quatro nadadores em semifinais nesta noite na Rio-2016

A natação brasileira enfim teve uma sessão de eliminatórias produtiva. No início da tarde desta quarta-feira (10), quatro nadadores do país se classificaram para as semifinais, que serão realizadas a partir das 22h desta noite.

Thiago Pereira e Henrique Rodrigues avançaram nos 200 m medley, com a quarta e quinta posições, respectivamente. "Passei bem tranquilo, como era minha previsão para esta manhã. A prova está muito equilibrada", afirmou Rodrigues.

Pereira, que nadou sua série ao lado do astro norte-americano Michael Phelps, disse que "o lance é focar na semifinal e descansar". Ele gostou da marca que fez, de 1min58s63.

Após a prova, ele e Phelps conversaram rapidamente sobre o barulho das arquibancadas. "Ele [Phelps] está sentindo, é muito perto. Vamos estar juntos em mais uma semifinal, eu, ele é o Ryan, muito legal estar com eles", disse ele, que foi medalhista nos Mundiais de Barcelona, em 2013, e Kazan, em 2015, nesta prova.

O norte-americano, por sua vez, disse que sentiu muita dor no corpo e que dormiu apenas cinco horas nesta noite após conquistar duas medalhas de ouro na terça, nos 200 m borboleta e no revezamento 4 x 200 m livre.

"Sabia que minha rotina aqui no Rio seria desafiadora. Dói, mas estou curtindo muito", comentou.

Além da dupla nos 200 m medley, outros dois classificados foram Etiene Medeiros, nos 100 m livre, e Leonardo de Deus, nos 200 m costas. Eles também disputam suas respectivas semifinais nesta noite.

Etiene, principal nadadora brasileira, chegou a ver sua participação na Olimpíada do Rio em risco devido a um caso de doping –ela foi absolvida em primeira instância. Na primeira prova individual que disputou, os 100 m costas, ela piorou em mais de dois segundos seu melhor tempo na distância.

"Estou muito feliz, até porque nadei próximo de meu melhor tempo. Saiu um peso das costas. Agora é conseguir consertar as coisas", disse a pernambucana, cujo melhor registro nos 100 m livre é 54s26 (ela fez 54s38 nesta tarde).

Leonardo quebrou o recorde brasileiro dos 200 m costas ao nadar a prova em 1min57s00. A marca anterior pertencia a Thiago Pereira. Há dois dias, o nadador não havia passado das semifinais dos 200 m borboleta.

"Eu saí [dos 200 m borboleta] chateado e triste, e tive só um dia para me recuperar. Quem sabe eu posso fazer no costas o que não fiz no borboleta?", contou. Leonardo havia feito críticas ao desempenho da natação brasileira, mas depois da eliminatórias afirmou que "todos estão de parabéns" pela reviravolta.

A equipe do revezamento 4 x 200 m livre feminino (Manuella Lyrio, Gabrielle Roncatto, Jéssica Cavalheiro e Larissa Oliveira) não passou para a final, mas bateu o recorde sul-americano com 7min55s68.

"Queríamos a final. Se somássemos todos os tempos individuais nossos, passaríamos. Mas acho que cada uma fez o melhor que podia", afirmou Manuella.

Semifinais à parte, o Brasil também disputará uma final nesta quarta-feira: Marcelo Chierighini disputará medalha nos 100 m livre.

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade