Publicidade
Publicidade

Rio-2016 usa bandeiras chinesas com erro e recebe reclamação do país

Um erro sutil para estrangeiros, mas que foi notado pelos cidadãos chineses, causou uma saia justa na Olimpíada: o Comitê Rio 2016 usou uma versão errada da bandeira da China, tanto na cerimônia de abertura quanto na premiação de atletas do país.

O Comitê Rio 2016 afirma que "todas as bandeiras utilizadas pela Rio-2016 são aprovadas pelos Comitês Olímpicos nacionais e neste caso não foi diferente. As bandeiras já estão sendo refeitas e a troca será realizada o quanto antes."

Vermelha, a bandeira da China tem poucos elementos: uma grande estrela dourada no canto esquerdo superior e outras quatro estrelas menores formando um semicírculo em volta da maior.

O erro das bandeiras usadas pela Rio-2016 está no alinhamento das quatro estrelas menores: originalmente, cada uma delas tem uma de suas cinco pontas direcionada para a maior, o que faz com que elas fiquem inclinadas.

Na versão disponibilizada pelos brasileiros, no entanto, as quatro estrelas menores do semicírculo estão na mesma posição, apontando para a borda superior da bandeira.

Kai Pfaffenbach/Reuters
2016 Rio Olympics - Opening Ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Flagbearer Lei Sheng (CHN) of China leads their contingent at the opening ceremony. REUTERS/Kai Pfaffenbach FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: SAA35
Bandeira da China é exibida com erro na abertura da Rio-2016

Além da cerimônia de abertura, a versão errada da bandeira foi vista em premiações como as das ginástica feminina e masculina por equipes, nas quais a China levou o bronze.

De acordo com "The Wall Street Journal", que revelou o caso, diplomatas chineses apresentaram queixa oficial contra o Comitê Organizador dos Jogos.

Na segunda-feira (8), o consulado chinês no Rio de Janeiro publicou em uma rede social que o comitê havia pedido desculpas e prometido resolver o problema.

A emissora estatal China Central Television utilizou sua conta em uma rede social para criticar o erro. "A bandeira nacional é o símbolo de uma nação! Nenhum problema é permitido!", escreveu a emissora.

Alkis Konstantinidis/Reuters
2016 Rio Olympics - Opening Ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. China fans outside Maracana ahead of the opening ceremony. REUTERS/Alkis Konstantinidis ORG XMIT: OLY568
Torcedores carregam bandeira chinesa com o desenho correto no canto superior esquerdo

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o erro não provocou mal-estar diplomático entre os países e não haveria razão para isso.

"Esse assunto diz respeito ao protocolo do Comitê Organizador dos Jogos, não está no nosso âmbito. Se algo deve ser feito, é pela organização do evento", afirmou Joel Sampaio, assessor executivo do Itamaraty.

Até esta quarta (10), a bandeira da China havia sido hasteada 17 vezes no pódio da Olimpíada do Rio, para oito medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.

COMPARE A DIFERENÇA

Erro na bandeira da China

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade