Publicidade
Publicidade

Técnico do basquete feminino atribui eliminação à falta de planejamento

O técnico da seleção feminina de basquete, Antônio Carlos Barbosa, culpou a falta de planejamento pela eliminação da equipe na primeira fase da Olimpíada do Rio, com quatro derrotas em quatro partidas.

A seleção feminina foi derrotada pela França nesta quinta-feira (11), por 74 a 64, na Arena da Juventude, em Deodoro. Com isso, a equipe não tem mais chances de qualificação, mesmo que vença a Turquia no sábado (13).

Barbosa disse que faltou um pouco do lado emocional e tático para que a seleção conseguisse uma vitória, sobretudo contra as seleções da Austrália, Belarus e França. Ele afirmou que o time teria feito boas partidas.

"Não participei do ciclo olímpico. Faltou planejamento para que as jogadoras tivessem jogos internacionais e diminuísse essa diferença de nível do basquete interno e internacional", disse Barbosa, que assumiu em janeiro.

Ele lembrou que o Brasil disputou uma longa sequência de campeonatos e amistosos internacionais antes da Olimpíada de Sidney, na Austrália, em 2000, quando o time chegou desacreditado e conquistou a medalha de bronze.

Marko Djurica/Reuters
Damiris Dantas, do Brasil, e Isabelle Yacoubou, da França, disputam a bola
Damiris Dantas, do Brasil, e Isabelle Yacoubou, da França, disputam a bola

Desde que a seleção profissional conquistou a medalha em Sidney, conseguiu subir ao pódio em apenas dois mundiais de base. Segundo Barbosa, a seleção teve ainda cinco técnicos diferentes nos últimos nove anos.

"Se perdeu muito tempo do ciclo olímpico com uma política equivocada. Para que esse pouquinho [que faltou na Olimpíada do Rio] venha no caminho até Tóquio vamos depender de estruturação da seleção", disse o treinador.

Do time atual de basquete, as jogadoras mais experientes como Adrianinha, 37, e Iziane, 34, anunciaram aposentadoria. Mas Barbosa vê potencial em cinco a sete jogadoras para iniciar um ciclo olímpico até Tóquio-2020.

É o caso da ala Damiris, 23, que foi a cestinha da seleção na partida contra a França. Ela marcou 21 pontos e pegou quatro rebotes. Outra é Joice, 30. Elas deixaram a quadra aos pratos e não conversaram com a imprensa.

A ala Iziane disse que é preciso incentivar e ampliar o campeonato brasileiro de basquete feminino, que tem apenas seis equipes. Isso atrairia mais jovens ao basquete e o surgimento de mais talentos na modalidade.

"Precisamos realmente incentivar essa criança a voltar a praticar esporte. Porque só assim a gente vai conseguir selecionar talentos. É preciso de um trabalho de base no esporte", disse a Iziane, após a derrota.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

A armadora Adrianinha disse que o momento do basquete feminino é "delicado" no país atualmente.

"Tivemos em dez anos sete ou oito técnicos. É preciso ter um trabalho como faz o Canadá, como faz a Argentina. É preciso ter um trabalho de longo prazo, começando pela base", disse Adrianinha.

Ela descartou, porém, que o lado emocional tenha pesado e que a torcida apoiou a seleção até o fim.

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade