Publicidade
Publicidade

Quatro duplas brasileiras do vôlei de praia se classificam para oitavas de final

As quatro duplas brasileiras do vôlei de praia, duas masculinas e duas femininas, passaram às oitavas de final da Rio-2016.

A classificação mais apertada foi da dupla Pedro Solberg/Evandro Jr, que venceu por 2a 1 (21/16, 20/22; 15/7) a equipe da Letônia (Samoilovs/Smedins), nesta quinta à noite, na arena de Copacabana.

"Estávamos com a corda no pescoço. Passamos o dia fazendo contas. Sabíamos que tínhamos de vencer e vencer bem. Conseguimos. O mata-mata começou antes para nossa dupla", disse Pedro Solberg, 30.

Batendo os letões, os brasileiros eliminaram uma das duplas favoritas à medalha de ouro.

Ricardo Moraes/Reuters
Pedro e Evandro na Rio-2016
Pedro e Evandro na Rio-2016

"Sempre digo que não existe favorito no vôlei de praia masculino. Todos os países investiram muito em suas equipes, se debruçaram sobre estatísticas para conhecer e bater os adversários. Perdemos dois jogos, mas não atuamos mal. Hoje a bola tocou na rede e caiu a nosso favor. Nos jogos passados, caíram contra", afirmou Evandro, 26.

Um dos melhores saqueadores do vôlei de praia, Evandro atingiu 99 km/h em um de seus serviços. "Apesar de eu ser o caçula, o Pedro me deixa muito à vontade, porque confia no meu saque. Eu gosto de sacar forte. Então azar dos adversários", declarou.

O jogo ocorreu com ventos fortes de até 34 km/h e temperatura baixa (20º C) para cariocas como Pedro e Evandro. "O vento atrapalhou os dois lados, mas tivemos mais sorte", afirmou Evandro.

As duas duplas brasileiras masculinas —Pedro/Evandro e Alisson/Bruno— terminaram em segundo lugar no seus respectivos grupos. Assim, têm chances de se enfrentar antes da final, o que não ocorreria sem ambas terminassem em primeiro.

O sorteio do chaveamento estava previsto para o final da noite desta quinta-feira (11).

As oitavas de final já começam na manhã desta sexta-feira.

Evandro e Pedro minimizaram a possibilidade de voltar a jogar menos de 24 horas depois da vitória contra os letões. "Estamos preparados para tudo. Preferia jogar no mínimo na parte da tarde, mas não há como escolher", disse Pedro.

MELHORES MULHERES

A dupla feminina Larissa Maestrini/Talita Rocha acabou sendo a mais bem colocada do vôlei de praia brasileiro na Rio-2016.

Elas asseguraram o primeiro lugar de seu grupo no encerramento da primeira fase, vencendo por 2 a 0 (21/10; 21/15) as polonesas Kolosinska/Brzoatek nesta quinta-feira pela manhã, na arena de Copabacana. Com três jogos, três vitórias, nenhum set perdido e 126 pontos marcados, contra 84 sofridos, Larissa, 34, Talita, 33, obtiveram o melhor índice técnico das 24 seleções que disputaram a primeira fase.

Leon Neal/AFP
Larissa Maestrini comemora vitória sobre a Polônia na Rio-2016
Larissa Maestrini comemora vitória sobre a Polônia na Rio-2016

"Ficamos feliz em completar a fase de grupo sem perder nenhum set. O resultado mostra o crescimento da dupla. Dá confiança. O jogo pareceu fácil, mas somos nós em quadra que o tornamos fácil. Mas sabemos que não ganhamos nada ainda. Estamos sempre preparadas no sentido de que o próximo jogo seja o mais difícil. Não podemos escolher adversário, se quisermos ser campeãs olímpicas", disse Larissa.

Ágatha e Barbara, outra dupla brasileira, classificaram-se em segundo no seu grupo. Também estava previsto para a quinta (11) à noite o sorteio dirigido dos confrontos das oitavas de final. Se as duas equipes brasileiras tivessem terminado em primeiro, não haveria chance de se enfrentarem, porque cada líder de um dos seis grupos fica em pote separado no sorteio dos jogos.

Como Ághata e Bárbara chegaram em segundo, podem cair no caminho das brasileiras, em partida eliminatória.

"É sorteio. Não sabemos quem podemos pegar daqui para a frente. Não tem torcida para um nome ou outro. Estamos pensando jogo a jogo. São sete finais. Já passamos por três", disse Talita.

"Torço por elas (Ágatha/Bárbara). Espero que o Brasil possa estar no pódio. Estejam elas no nosso lado do chaveamento ou não."

Dezesseis equipes femininas e 16 masculinas avançam à fase seguinte, em jogos eliminatórios, a partir da manhã desta sexta (12).

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade