Publicidade
Publicidade

Nobres em seus países, príncipe e xeque árabes se enfrentam no tiro na Rio-2016

Os atiradores Nasser Al-Attiya, 45, do Qatar, e Saeed Almaktoum, 39, dos Emirados Árabes, têm mais em comum do que serem rivais no tiro ao prato (skeet) na Olimpíada do Rio. Eles são da nobres em seus países.

Os dois participaram nesta sexta-feira (12) do primeiro dia da prova de qualificação da modalidade, no Centro de Tiro, em Deodoro. O segundo dia da modalidade será no sábado (13).

Nasser Abdullah Al-Attiyah teve o pior desempenho dos dois: 30º lugar, com 58 pontos. Nessa prova, ele atiram com uma espingarda calibre 12 em discos automaticamente arremessados.

Marcel Merguizo/Folhapress
Nasser Al-Attiyah, do Qatar, bicampeão do Rali Dacar e medalhista olímpico do tiro esportivo em Londres-2012
Nasser Al-Attiyah, do Qatar, bicampeão do Rali Dacar e medalhista olímpico do tiro esportivo em Londres-2012

Sua nobreza vem do parentesco de sua família com a monarquia absolutista do Qatar. Isso não lhe confere posição na linhagem de sucessão, mas basta para ser príncipe –e muito rico.

Conhecido pelos multitalentos, Al-Attiya é bicampeão do Rali Dakar e vice-campeão do Rali dos Sertões. Em 2009. "Já estive no Brasil várias vezes competindo", disse o príncipe à Folha.

Apesar do sucesso nas corridas, o príncipe queria uma medalha olímpica. E o tiro foi o caminho escolhido, porque "ajuda na concentração para o rally".

Em Londres-2012, ele concretizou o sonho ao ganhar a medalha de bronze exatamente na prova de tiro ao prato. A Olimpíada do Rio é a sexta do príncipe.

Perguntado sobre o título de nobreza, Al-Attyah confirma que "somos da família real", mas tenta não dar muita importância a isso para seu desempenho.

Alberto Raggio/Xinhua
Nasser Al-Attiyah comemora após vencer o Rali Dacar em 2015
Nasser Al-Attiyah comemora após vencer o Rali Dacar em 2015

"Isso não ajuda em nada. Esporte é esporte. Foi um dia ruim hoje, mas foi ruim para muitos atiradores. O importante é fazer o meu melhor amanhã", disse ele.

Seu rival Saeed Almaktoum, membro da família real do Kuwait e filho do ex-emir do país, teve um desempenho melhor nesta sexta-feira. Ele terminou em 14º lugar, com 70 pontos (pratos acertados). Abordado, ele fez gesto de que não falaria sobre a prova.

Bilionário e dono de cavalos de corrida, Almaktoum ganhou a medalha de ouro no tiro de prato na Olimpíada de Atenas, em 2004, na modalidade fossa olímpica. Foi a primeira medalha da histórica do país.

Em seu caso, o tiro tem mais afinidade com uma prática antiga das realezas europeias: caçadas. Ele caça animais desde a infância. Mas esse hábito se transformou em uma prática esportiva apenas aos 34 anos.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade