Publicidade
Publicidade

'Baby' conquista novo bronze na categoria pesado e repete resultado de Londres

O judoca Rafael Silva conquistou nesta sexta-feira (12) a medalha de bronze na categoria pesado (mais de 100 kg). Ele venceu o uzbeque Abdullo Tangriev, 20º do ranking mundial, que sofreu dois shidôs (punição) na luta. 

Com o resultado, "Baby", como o judoca é conhecido, repete o resultado obtido em Londres-2012.

O atleta começou relativamente tarde no esporte, comparado a companheiros de seleção. Ele entrou aos 15 anos numa escola de judô em Campo Grande (MS) que tinha como um dos objetivos buscar judocas da categoria pesado, com pouca tradição no país. Há quatro anos, se tornou o primeiro brasileiro a chegar ao pódio neste peso.

A luta com o uzbeque foi lenta, com poucas tentativas de golpe. Os dois foram punidos no primeiro minuto da luta. O uzbeque sofreria novo shidô no minuto seguinte, o que decretou a vitória do brasileiro.

Para chegar à disputa do bronze, "Baby" venceu o holandês Roy Meyer Baby graças aos dois shidôs (punição) sofridos pelo adversário –o brasileiro sofreu apenas um.

Rafael saiu do caminho da final ao enfrentar o "imbatível" francês Teddy Riner, heptacampeão mundial e invicto há mais de cem lutas. O brasileiro sofreu um waza-ari e não conseguiu aplicar um golpe para reverter o placar.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

META

Com sua medalha, "Baby" salva o judô masculino, que poderia sair pela primeira vez desde Moscou-80 sem uma medalha. Ainda assim, este é o pior resultado entre os homens desde que o Brasil passou a subir ao pódio constantemente em Jogos.

A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) também não conseguiu bater sua meta, de evoluir em qualidade ou quantidade o quadro de medalhas em relação a Londres-12, quando obteve um ouro e três bronzes. O Brasil sai com um ouro conquistado por Rafaela Silva e dois bronzes – Mayra Aguiar ganhou o outro.

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade