Publicidade
Publicidade

Na final dos 50 m livre, Etiene quer baixar adrenalina para lutar por pódio

A natação feminina brasileira obteve, no último suspiro, uma vaga em uma final no Estádio Aquático, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Nesta sexta-feira (12), Etiene Medeiros se classificou entre as oito melhores dos 50 m livre. A pernambucana avançou com o sétimo tempo (24s45), novo recorde sul-americano. A mais rápida das semifinais foi a dinamarquesa Pernille Blume, com 24s28.

"A gente acredita, mas quando acontece, surpreende. Foi gratificante. É o melhor tempo da minha vida, recorde sul-americano. Não sei se vou conseguir dormir. Tem que baixar essa adrenalina para amanhã [neste sábado] estar bem", afirmou.

Etiene vinha decepcionando nos Jogos Olímpicos. Piorou em dois segundos e nem passou das eliminatórias dos 100 m costas, por exemplo.

Em maio, a nadadora passou por um controle antidoping fora de competição que apontou a presença de uma substância proibida. Ela foi, posteriormente, julgada e absolvida, mas ainda corre o risco de a decisão ser apelada em uma instância superior.

Ela afirmou que o flagra no antidoping a fez mudar. "Eu mudei tudo. Cheguei com uma cabeça e estou saindo com outra. Estou muito feliz e não tem o que falar. Amanhã vão sair dez toneladas de mim. Essa semana foi dura, pesada, e consegui aos 46 do segundo tempo dar o melhor da minha vida", disse.

Com a ida dela para a decisão de medalhas nos 50 m livre, o Brasil alcançou a oito finais nesses Jogos Olímpicos, três a mais do que em Londres-2012.

"A competição ainda não acabou. Estamos passando por uma Olimpíada e ninguém sabe quem vai continuar e quem vai parar. Estou fazendo meu papel e tenho certeza de que todos estão fazendo o deles. Se não sair melhor, paciência. Ninguém vaio aqui para brincar", opinou.

A última vez que o Brasil teve uma nadadora na final dos 50 m livre foi em Atenas-2004, quando Flávia Delaroli terminou na oitava colocação.

*

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade