Publicidade
Publicidade

Site americano expõe atletas gays nos Jogos e recebe críticas nas redes sociais

Um artigo publicado pelo site americano "Daily Beast", em que um repórter usou aplicativos de paquera na Vila Olímpica e acabou tirando do armário uma série de atletas, incendiou a internet nos últimos dias. Mesmo sem citar nomes, a reportagem assinada por Nico Hines dava detalhes, como peso, altura, língua e nacionalidade, que permitiam identificar competidores.

Muitos deles não são assumidos e vêm de países onde a homossexualidade ainda é considerada um crime.

Em menos de uma hora depois da publicação na última quinta, o artigo foi editado para eliminar esses detalhes. Mais tarde, no que chamou de "medida sem precedentes", o site tirou a reportagem do ar, pedindo desculpas. "Estávamos errados. E lamentamos", dizia a nota do editor-chefe do "Daily Beast", John Avlon.

Mas o estrago já estava feito. O texto de Hines provocou fortes reações de outros veículos. Enquanto o jornal britânico "The Guardian" e o americano "The New York Times" noticiaram o episódio, Mark Joseph Stern, do Slate, chamou o caso de "selvagemente antiético". O Salon classificou o artigo de "irresponsável" e "homofóbico", enquanto o Huffington Post disse que o "Daily Beast" sofria com as consequências.

Nas redes sociais, não faltaram tuítes e comentários repudiando o site e a conduta de seu repórter, que se identifica como heterossexual, casado e pai de um filho. Ele diz ter se identificado como jornalista nos aplicativos, em especial o Grindr, direcionado a homens gays, tão logo fosse questionado, mas admitiu que criava ali uma armadilha ao marcar encontros com alguns atletas.

O nadador tonganês Amini Fonua, gay assumido, atacou Hines e seu artigo. "Imagine o único lugar em que você se sente seguro arruinado por um hétero que acha que tudo é uma brincadeira", tuitou, lembrando que ser gay em Tonga não é permitido e que a reportagem expunha essas pessoas -uma delas um atleta de 18 anos, segundo ele- ao perigo e à perseguição. A homossexualidade hoje é ilegal em 78 países e em 13 deles pode ser punida com a morte se for provado o ato de "sodomia".

Segundo o site OutSports, só 48 atletas dos 10,5 mil que competem na Rio 2016 são gays assumidos -mesmo uma fração do total, esse é o número mais alto de atletas LGBT numa Olimpíada, segundo a rede de notícias CNN.

Rafaela Silva, a judoca brasileira que ganhou a medalha de ouro, falou sobre sua sexualidade só depois de sua conquista. Outra brasileira, a jogadora de rúgbi Isadora Cerullo, pediu sua namorada em casamento depois de uma partida nos Jogos. Antes mesmo da competição, um casal de homens trocou um beijo no revezamento da tocha olímpica.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade