Publicidade
Publicidade

Brasil e Rússia revivem rivalidade em jogo que vale 1º lugar no vôlei feminino

Desta vez vale apenas a primeira colocação do grupo nos Jogos do Rio. Mas como é um Brasil e Rússia, não é apenas uma partida ou uma vaga em jogo, é uma história recente de rivalidade em quadra.

Foram duas vitórias russas nas finais dos Mundiais femininos de vôlei, em 2006 e 2010. Antes havia ocorrido a fatídica virada russa na semifinal de Atenas-2004. Resultado que as brasileiras devolveram em revanche nas quartas de final em Londres-2012.

"Por mais que as duas últimas Olimpíadas tenham sido decididas contras os EUA [vitórias do Brasil], a gente já perdeu duas finais para a Rússia em mundiais, já ganhamos delas jogo decisivo em Olimpíada, elas já ganharam da gente. Esses jogos criam a rivalidade, porque são decididos em detalhes, muitos suados", diz a bicampeã olímpica Sheilla.

No Rio, as duas equipes estão invictas, com quatro vitórias cada. Quem vencer termina na liderança e pega a quarta colocada do outro grupo, provavelmente a China.

Mas o treinador José Roberto Guimarães e as jogadoras sabem que, para vencer, terão que parar duas jogadoras: a oposto Goncharova e a ponteira Kosheleva. "Já estamos treinando em função da Rússia há algum tempo. Por isso foram feitos dois amistosos com a Sérvia, porque têm características semelhantes de ataque", explica Zé Roberto.

Se a rivalidade na quadra aumenta a cada Mundial ou Olimpíada, fora dela a relação das jogadoras passou a ser amistosa. A ponteira Fê Garay, que joga na Rússia, elogiou as rivais, como foi elogiada por Kosheleva. "Essa rivalidade é porque as partidas são excelentes, não pelas jogadoras", diz Fê Garay.

Kosheleva preferiu elogiar o país e a torcida brasileiros. "A atmosfera no Brasil tem sido fantástica. Eu gosto desse clima no ginásio. E gosto de jogos contra times assim."

NA TV
Brasil x Rússia
22h35 Globo, Record, SporTV, Fox Sports e ESPN Brasil

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade