Publicidade
Publicidade

Sem medalhas na natação, Brasil celebra aumento do número de finais na Rio-2016

Na ausência de medalhas na natação, o Brasil celebrou o aumento do número de finalistas nos Jogos do Rio: oito. Em Londres-2012, haviam sido seis.

Quem mais apareceu nas disputas pelas medalhas foi Marcelo Chierighini, 25, representante do país em cinco decisões: oitavo colocado nos 100 m livre, quinto no 4 x 100 m livre e sexto no 4 x 100 m medley.

Christophe Simon/AFP
Brazil's Marcelo Chierighini reacts after competing in the Men's 100m Freestyle Semifinal during the swimming event at the Rio 2016 Olympic Games at the Olympic Aquatics Stadium in Rio de Janeiro on August 9, 2016. / AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON
Marcelo Chierighini comemora após competir na final se classificar para a final dos 100m livres

"Eu saio satisfeito porque nunca havia chegado a uma final e disputei três, uma com o revezamento [4 x 100 m medley] que não brigada pela medalha havia 36 anos", afirmou.

Chierighini, 25, disse que a competição o marcou por seu desempenho esportivo e pelo carinho da torcida que assistiu às competições. Para o nadador, a vontade de ganhar uma medalha para retribuir os gritos vindos da arquibancada pode ter se transformado em uma pressão para ele e até para outros nadadores.

"Queria muito dar essa medalha a eles. Acho que por isso fiquei tão chateado [com o oitavo lugar nos 100 m livre]. Queria que eles tivessem alguém com quem se identificar. E isso pode ter criado uma pressão a mais por termos essa vontade tão grande", afirmou.

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade