Publicidade
Publicidade

Técnico da seleção italiana indica que vai poupar jogadores na última rodada

O técnico da seleção masculina de vôlei da Itália, Gianlorenzo Blengini, disse após a vitória sobre o Brasil que pode poupar alguns atletas de sua equipe no duelo contra o Canadá, segunda-feira (15), jogo que pode influenciar diretamente na eliminação de Brasil ou França logo na primeira fase da Olimpíada do Rio.

"A preservação das condições físicas são importantes e prioritárias. Mas agora é muito cedo para saber como será o próximo jogo", disse o treinador da Itália, que conta com jogadores importantes em recuperação de problemas físicos, como o capitão Birarelli.

Yves Herman/Reuters
2016 Rio Olympics - Men's Preliminary - Pool A Brazil v Italy - Maracanazinho - Rio de Janeiro, Brazil - 13/08/2016. Filippo Lanza (ITA) of Italy (R) spikes the ball against Lucarelli (BRA) of Brazil (L) and Lucas (BRA) of Brazil. REUTERS/Yves Herman FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: DBA173
Lance da partida entre Brasil e Itália pelos Jogos Olímpicos

Perguntado sobre a possibilidade de os italianos pouparem atletas no jogo contra o Canadá, que ocorre antes do confronto decisivo entre Brasil e França, Bernardinho se esquivou do assunto.

"Esse é um problema da Itália, não cabe a mim julgar. É uma estratégia deles. Cabe a mim recuperá-los [os jogadores do Brasil] porque segunda-feira tem decisão contra a França", respondeu o técnico da seleção.

O time do Brasil perdeu pela primeira vez na história olímpica para a Itália, na madrugada deste sábado para domingo (14), no Maracanãzinho lotado, mas que ficou calado no fim do jogo.

No nono confronto entre duas das mais tradicionais escolas do vôlei mundial, os italianos fizeram 3 sets a 1 sobre os brasileiros (parciais de 25/23, 23/25, 22/25 e 15/25).

A derrota em casa, foi a segunda dos comandados de Bernardinho em quatro partidas nesta Olimpíada do Rio.

Com o resultado, a Itália (com 12 pontos) já está classificada para as quartas de final. Brasil, EUA, Canadá e França, este o adversário brasileiro na segunda-feira (15), estão com seis pontos e disputam as três vagas que restam para a próxima fase.

Yves Herman/Reuters
2016 Rio Olympics - Men's Preliminary - Pool A Brazil v Italy - Maracanazinho - Rio de Janeiro, Brazil - 13/08/2016. Wallace Leandro De Souza (BRA) of Brazil (L) spikes the ball against Osmany Juantorena (ITA) of Italy and Emanuele Birarelli (ITA) of Italy. REUTERS/Yves Herman FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: DBA170
Lance da partida entre Brasil e Itália pelo quarto jogo do vôlei

Desta forma, o Brasil precisa vencer a França na última rodada para avançar às quartas de final sem depender de outros países.

Caso percam para os franceses, os brasileiros precisariam torcer para o México, já eliminado, vencer os EUA (resultado improvável) ou para os já classificados e líderes italianos baterem o Canadá.

O Brasil está na quarta posição no Grupo A hoje.

Vale destacar que, na última rodada, a Itália não tem qualquer objetivo a alcançar e poderia perder para os canadenses sem comprometer a sua sequência no torneio.

No Mundial, de 2010, na Itália, o Brasil entregou um jogo para a Bulgária para ter o caminho facilitado até a fase decisiva. A torcida italiana chegou a vaiar a equipe de Bernardinho, que foi campeã contra Cuba. Ainda venceria a Itália na semifinal.

Agora a Itália pode ajudar a tirar o Brasil da Olimpíada em casa. Mas apenas se o próprio Brasil não fizer sua parte na segunda-feira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade