Publicidade
Publicidade

Única russa do atletismo que estaria na Rio-2016 é suspensa por federação

Daria Klishina, 25, a única competidora da equipe de atletismo da Rússia liberada para os Jogos Olímpicos do Rio, foi suspensa pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) e está impedida de participar das disputas no salto em distância.

Após um esquema de doping estatal ser revelado na Rússia, toda a equipe de atletismo do país foi banida da Rio-2016. Klishina, no entanto, recebeu uma autorização especial para competir.

Como mora nos Estados Unidos há três anos, a federação aceitou que participasse após provar que não foi afetada pelo sistema de dopagem.

Phil Noble/Reuters
A russa Daria Klishina, do salto em distância, durante Mundial de Atletismo de 2015, em Pequim
A russa Daria Klishina, do salto em distância, durante Mundial de Atletismo de 2015, em Pequim

Neste sábado (13), porém, a Iaaf anunciou uma nova punição.

"Ela foi excluída da permissão exclusiva que recebeu com base em novas informações recebidas na semana passada. A atleta recorreu à Corte Arbitral do Esporte, que aceitará ou rejeitará a apelação", declara a entidade em nota. "O veredito sobre seu caso será alcançado no domingo ou na segunda-feira. O dia 15 de agosto é a data limite para uma decisão final sobre sua participação na Olimpíada ser tomada."

A atleta da Rússia se manifestou por um comunicado e em redes sociais. Afirmou ser "vítima daqueles que criaram um sistema para manipular nosso lindo esporte, culpados de usá-lo para causas políticas".

"Sou uma atleta limpa que já provou isso muitas vezes, além de qualquer dúvida", disse. "Neste momento eu não consigo fazer nada a não ser me sentir traída por um sistema que não está focado em manter o esporte limpo e dar suporte a atletas, mas sim em buscar vitórias fora das arenas esportivas."

Doping na Russia

"PROVOCAÇÃO"

O ministro dos Esportes da Rússia, Vitali Mutko, afirmou à agência russa TASS que o caso de Klishina "pode não ser a última provocação contra atletas russos".

"São provocações, feitas intencionalmente. O alvo deles é o esporte da Rússia, todo o resto vai aguardar", disse.

À agência russa R-Sport, Mutko declarou que a "justiça no esporte extrapola os parâmetros legais".

Autoridades russas, inclusive o presidente Vladimir Putin, têm classificado as punições impostas ao país no esporte como atos de interferência política.

Alexander Zhukov, presidente do Comitê Olímpico da Rússia, condenou a decisão da Iaaf. "Parece que tudo isso é uma brincadeira da federação com a atleta."

PUNIÇÕES
Atletas da Rússia de várias modalidades foram impedidos de participar dos Jogos Olímpicos do Rio após um escândalo de doping ser revelado em relatório divuglado pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

A agência recomendou que o país fosse completamente banido da Rio-2016, mas o COI (Comitê Olímpico Internacional) preferiu delegar a decisão às federações internacionais de cada modalidade.

Com a medida, apenas 271 dos 384 inscritos pelo Comitê Olímpico Russo puderam participar. Duas federações escolheram punições coletivas e baniram todos os atletas da delegação: levantamento de peso e atletismo.

Chamada - Doping

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade