Publicidade
Publicidade

Brasil encara a Nigéria de olho na Argentina por classificação no basquete

A seleção brasileira masculina de basquete não tem outra alternativa para se classificar para a próxima fase da Rio-2016 a não ser derrotar a Nigéria nesta segunda-feira (15), às 14h15 (de Brasília), na Arena Carioca 1. Só o triunfo, porém, pode não bastar.

Além de vencer, o time treinado pelo técnico Rubén Magnano terá que torcer para que a Argentina bata a Espanha no jogo seguinte, às 19h, também na Arena Carioca 1. Se os espanhóis vencerem, eles eliminam o Brasil e se classificam.

Com três derrotas (para Lituânia, Croácia e Argentina ) e apenas uma vitória (sobre a Espanha ), a seleção brasileira ocupa a quinta colocação do grupo B, sendo que apenas os quatro primeiros colocados de cada chave passam de fase. Tanto Lituânia como Argentina já estão classificadas neste grupo.

Se o Brasil vencer nesta segunda-feira e a Espanha perder, os dois times ficarão com dois triunfos e três derrotas, mas a equipe da casa leva vantagem no confronto direto, que é o primeiro critério de desempate.

Numa chave muito equilibrada, até mesmo a Nigéria, que também tem apenas uma vitória, possui chance de classificação. Para isso, precisa bater o Brasil e torcer para que a Lituânia derrote a Croácia, em jogo que acontece às 22h30 desta segunda.

"Não podemos abaixar a cabeça. Não tem nada perdido. Vamos manter a pegada e a forma de jogar. Nós acreditamos", disse o pivô Nenê.

A última vez que a seleção masculina de basquete foi eliminada ainda na primeira fase de uma Olimpíada aconteceu em Los Angeles-1984, nos Estados Unidos, quando acumulou quatro derrotas e uma vitória em seu grupo.

Se conseguir se classificar para as quartas de final da Rio-2016, o Brasil não terá vida fácil. Com o retrospecto que tem, só é possível passar na quarta colocação da chave, o que coloca o time para enfrentar os Estados Unidos, que ficaram na primeira posição do grupo A.

Os norte-americanos ganharam os seus cinco jogos até aqui nesta Olimpíada e não perdem uma partida desde 2006.

"Claro que precisamos do resultado de um outro jogo, mas vamos lutar até o último minuto porque as nossas possibilidades ainda estão abertas", afirmou Magnano.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade