Publicidade
Publicidade

Análise

Bolt supera limites dos adversários para ser medalha de ouro novamente

Usain Bolt controla o tempo e o espaço naqueles pouco mais de nove segundos entre o tiro de largada e a chegada dos 100 m rasos do atletismo.

Na final da Rio-2016, o jamaicano fez marca pior do que nas conquistas de Pequim-2008 (9s69) e Londres-2012 (9s63).

Os 9s81 deste domingo (14), quatro anos atrás, o deixariam em terceiro lugar, com o compatriota Yohan Blake, com 9s75, e o americano Justin Gatlin, com 9s79, em sua frente.

Editoria de Arte/Folhapress
final
Bolt nos 100 m rasos em Olimpíadas

Mas alguém acredita que se Bolt precisasse de alguns centésimos a mais na pista do Engenhão para levar o ouro ele não conseguiria?

A largada, como sempre, foi mais lenta do que a dos rivais. O tempo de reação de Bolt depois do tiro neste domingo foi de 0.155 milésimos, melhor somente do que o de Yousseff Meite, da Costa do Marfim, que demorou 0.156 milésimos para começar a correr.

Os medalhistas Justin Gatlin, prata, e o canadense André de Grasse, bronze, largaram mais rápido (0.152 e 0.141, respectivamente).

Mas quando Bolt engrena, ele controla a prova.

Na semifinal, quando sobrou em sua série com 9s86, o jamaicano sorriu antes de cruzar a linha de chegada, em uma foto que bombou nas redes sociais na uma hora e vinte minutos entre a prévia e a decisão.

A olhada para o lado nos metros finais virou sua marca registrada, e mostra controle sobre os adversários. Onde estava Gatlin nos passos finais? Distante a ponto de Bolt comemorar a vitória antes de cruzar a linha, outra de suas marcas. O recorde mundial, incríveis 9s58 obtidos em 2009, auge de Bolt, não será superado, ao menos por ele. E Bolt sabe disso.

Em abril, em conversa com jornalistas brasileiros em Kingston, o jamaicano disse que a idade chegava, e a estratégia para conseguir repetir o ouro, ao menos nos 100 m, era estudar os rivais. Qual o limite de Gatlin, o de Blake, ou do francês Jimmy Vicaut, que chegou ao Rio como um dos favoritos à medalha e acabou em sétimo?

"O limite deles, tenho que entender o limite deles. E superar".

Pois bem. Bolt não supera mais os seus limites, mas os dos adversários para ser medalha de ouro em mais uma Olimpíada.

Editoria de Arte/Folhapress
melhor tempo
Os tempos de Bolt ao longo dos anos
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade