Publicidade
Publicidade

'Congestionamento humano' faz prefeitura mudar Boulevard Olímpico

Os passeios pelo Boulevard Olímpico do porto, no centro do Rio, serão feitos em mão única a partir desta quinta-feira (18) até domingo (21). A medida foi tomada devido ao grande número de visitantes no local.

O fluxo criado pela prefeitura parte da Praça 15 em direção aos armazéns da zona portuária, passando pela pira olímpica, instalada na frente da igreja da Candelária, e pela Praça Mauá. Neste sentido, o pedestre poderá circular normalmente por toda Orla Conde.

Já quem estiver na Praça Mauá e quiser visitar a pira olímpica, fazendo o percurso inverso, terá de seguir pela avenida Rio Branco (que estará fechada de quinta a domingo) e caminhar até a rua da Assembleia.

Haverá uma barreira no Distrito Naval, onde a passagem vai ser permitida apenas para quem obedecer o fluxo estabelecido pela prefeitura.

O secretário de Turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Mello, disse que o novo esquema se justifica pelo elevado número de pessoas que passaram pelo local no último sábado (13) e domingo (14) – 150 mil pessoas, no total.

De acordo com a Prefeitura do Rio, 920 mil pessoas passaram pelo desde o início dos Jogos.

Mello também afirmou que há um estreitamento da orla no trecho que passa pelo Distrito Naval, o que faz com que o fluxo de pessoas não tenha a fluidez desejada.

"O Boulevard deve ser quase uma rampa para as pessoas passearem, mas teve um congestionamento humano", afirmou.

Eduardo Knapp/Folhapress
Rio de Janeiro, RJ, BRASIL, 06-08-2016: Olimpiadas Rio.. ***Especia do Bob. Verificar data de publicacao*** . Boulevard Olimpico vira novo ponto turistico no Rio de Janeiro. Turistas e moradorees do Rio caminham no Boulevard Olimpico por onde passa o trem especial VLT (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, ESPORTES).
Boulevard Olímpico vira novo ponto turistico no Rio de Janeiro

O secretário disse que haverá sinalização com placas e avisos em alto-falantes para informar o público.

Outra medida anunciada para facilitar a circulação de pedestres foi o fechamento das ruas da Assembleia, do Acre, Visconde de Inhaúma além do Túnel Rio 450, das 7h às 24h de quinta-feira (18, feriado no Rio), sábado (20), domingo (21) e da próxima segunda-feira (22).

"A gente recomenda que o público venha ao centro da cidade de transporte público, de preferência trem, metrô e barcas. Os ônibus vão parar mais longe devido ao fechamento das vias", afirmou o diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Diniz.

Também foram anunciadas intervenções no trânsito de Copacabana para a realização das provas de triatlo na quinta-feira (18) e no sábado (20).

Nesses dois dias, as ruas Miguel Lemos e Djalma Ulrich serão fechadas das 10h30 às 13h, o que impedirá os veículos de atravessarem o bairro de ponta a ponta, pela avenida Nossa Senhora de Copacabana ou pelo túnel Sá Freire Alvim.

O trânsito de Copacabana será desviado para a Lagoa Rodrigo de Freitas, por onde deverão passar os motoristas que quiserem circular entre Leme e Ipanema.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade