Publicidade
Publicidade

Ouro no salto com vara nos Jogos, Thiago Braz já tinha título mundial júnior

Considerado uma promessa do esporte brasileiro, Thiago Braz, 22, conquistou a medalha de ouro no salto com vara, nesta segunda-feira (15), com a quebra do recorde olímpico.

O melhor atleta da modalidade na América do Sul, Thiago alcançou os 6,03 m e bateu o recordista mundial e atual campeão olímpico Renaud Lavillenie da França.

Aos 18 anos, o jovem de Marília foi campeão mundial júnior de salto com vara em 2012 com a marca de 5m55, conquistando também o recorde brasileiro juvenil.

Em fevereiro de 2016, Thiago conseguiu algo que poucos imaginavam: derrotar o francês com quem disputou o ouro nesta segunda (15), no torneio ISTAF Indoor, disputado na Alemanha. Os 5,93 m que alcançou na ocasião o colocaram com a melhor marca da história da América do Sul.

Admirador de Fabiana Murer, que estreia nesta terça-feira (16), Thiago declarou, em entrevista à Folha em 2012, que acreditava na possibilidade de conquistar uma medalha na Rio-2016.

"Estou trabalhando bastante para tentar chegar a uma final e até conquistar medalha, que é um sonho", afirmou.

Editoria de Arte/Folhapress

No entanto, dizia não querer estar entre os favoritos. "Pensar que posso ser uma esperança de medalha em 2016 é um pouco de pressão."

A medalha de Thiago quebra um jejum de 32 anos. O Brasil não ganhava um ouro masculino no atletismo desde Joaquim Cruz (800 m), em Los Angeles-1984.

Em prova de campo, é o primeiro ouro do Brasil desde Adhemar Ferreira da Silva, em Melbourne-1956.

CONCENTRAÇÃO

Por um bom resultado nos Jogos do Rio, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) decidiram isolar Thiago na reta final de preparação olímpica, para evitar o assédio.

Ele não treinou no Rio ou em São Paulo nos dias que antecederam a Rio-2016. Ele, o técnico ucraniano Vitaly Petrov e as entidades optaram por fazer a preparação em um centro de treinamento em Natal, no Rio Grande do Norte.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade