Publicidade
Publicidade

Halterofilista ganhou 14 kg desde Londres-2012 para buscar um pódio

Refeições a cada duas horas de manhã até a madrugada foram parte essencial da preparação de Fernando Reis, 26, para a Rio-2016. O halterofilista de 1,87 m e 154 kg é a melhor chance do Brasil conquistar a primeira medalha olímpica no esporte, nesta terça (16), às 19h.

Para tentar levantar 450 kg —205 kg no arranque e 245 kg no arremesso—, e quebrar o próprio recorde sul-americano (427 kg) nos Jogos do Rio, Reis fez dieta de engorda.

Luciano Belford/Frame Photo/Folhapress
Fernando Reis durante treino da equipe brasileira de levantamento de peso, nesta terça (02/08), no centro de treinamento do Rio Centro. Foto: Luciano Belford/Frame Photo *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Fernando Reis durante treino da equipe brasileira de levantamento de peso

"Desde 2012 ele vem se preparando fisicamente. Ele pesava 120 kg e, em Londres-2012, foi pra 140 kg. A meta era acompanhar o peso dos adversários, chegando hoje a 154 kg", afirma o pai, Horácio Soares Reis, 61. "Ele tem um acompanhamento de um endocrinologista e faz uma dieta rica em caloria. Ele come muita carne", completa.

Entusiasta do esporte, Horácio conta que o filho começou no esporte com apenas dez anos de idade.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

"Para criança não se coloca muito peso. Ele vai aprendendo bastante técnica para trabalhar a coordenação motora. Depois de um ano, ele foi colocando peso na barra", lembra.

Reis é bicampeão dos Jogos Pan-Americanos (Toronto-2015 e Guadalajara-2011), e ficou em décimo lugar no último campeonato mundial.

Ele tenta superar a decepção em Londres-2012, que abandonou por lesão. Terá um concorrente a menos: o russo Aleksei Lovchev, campeão mundial em 2015, foi suspenso por doping. "A meta é brigar pelo bronze", afirma o pai.

Editoria de Arte/Folhapress
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade