Publicidade
Publicidade

Zé Roberto se emociona com choro do neto e não pensa em aposentadoria

A eliminação da seleção feminina de vôlei nas quartas de final dos Jogos do Rio, após derrota por 3 a 2 para a China, fez as jogadoras da seleção e torcedores chorarem no Maracanãzinho.

Um deles, em especial, emocionou José Roberto Guimarães. Felipe, 6, é neto do treinador da seleção. Antes mesmo de o jogo acabar, ele já havia aparecido no telão do ginásio, chorando, com a bandeira do Brasil em mãos. Depois, correu para abraçar o avô em quadra.

"Quando ele chegou chorando lá, lógico que aperta mais o coração. O avô tem que ficar firme. O que expliquei para ele foi que isso faz parte da vida, um dia a gente ganha o outro a gente perde, que ele tinha que aprender isso também. Que o outro time jogou melhor e mereceu. O mais bonito era a festa que todo mundo estava fazendo. A gente só tem que agradecer de estar aqui com todo mundo, uma emoção enorme, e a gente precisa treinar mais para ganhar. Foi o que eu disse a ele", contou Zé Roberto após a eliminação.

O técnico que está desde 2003 à frente da seleção feminina também falou da possibilidade de esta ter sido sua última partida no comando da equipe nacional. O tricampeão olímpico (2008 e 2012 com a seleção feminina, além de 1992 com a masculina), porém, disse que não sabe o que irá fazer.

"Sinceramente, eu não sei. Tenho que conversar com as pessoas da confederação, avaliar tudo o que aconteceu. Difícil dizer. Estou muito triste para falar alguma coisa de futuro. Minha família sempre apoiou, elas estão sempre juntas, próximas, isso nunca foi nem será um empecilho", disse.

Zé Roberto é casado há 36 anos com Alcione. Eles são pais de Carol, 34, e Fernanda, 32, e avós de Felipe, 6, e Gael, quatro meses.

Confira, abaixo, os principais trechos da entrevista coletiva de Zé Roberto após a eliminação precoce nesta terça.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

*

DERROTA PARA A CHINA
"A gente fez primeiro set excepcional, poucos erros, o saque entrando bem. Relação bloqueio e defesa funcionando bem. Segundo set, a China já mudou a recepção, começou a equilibrar mais e a virar bolas. Então começou a sofrer um pouco no nosso sistema defensivo".

FALHAS DO BRASIL
"A gente não estava encontrando o melhor saque, o que estava tirando a Zhu do passe. Do nosso lado, a gente não estava com passe muito consistente. Consequentemente, estava usando pouco o meio. Quarto set equilibramos as ações de passe. Embalado pelo apoio da torcida, a equipe conseguiu vencer. No quinto, alguns detalhes. A China no contexto geral foi melhor que time do Brasil".

TORCIDA GRITANDO 'BICAMPEÃS' NO FINAL
"A gente lutou do começo ao fim, tentou, só tem de agradecer essas jogadoras, essa dedicação. Não dá para ver absolutamente nada do que aconteceu".

APOSENTADORIA DA SELEÇÃO
"É muito difícil depois de uma derrota como essa ter uma decisão. Algumas jogadoras já tinham alguma ideia do que fazer no futuro porque algumas delas estão servindo seleção há muitos anos. é Esperar poeira baixar".

AGRADECIMENTO
"Agradecer por todo o trabalho, não pode se jogar no lixo uma história linda que elas têm dentro do esporte no Brasil".

LAMENTO
"Lamento não poder dar ao Brasil todo, com todo esse apoio, essa energia, não poder dar para eles a passagem para uma semifinal".

DIA RUIM
"Vejo uma coisa pontual, foi o jogo mesmo, hoje foi um dia negativo para a maior parte da delegação brasileira. Handebol, futebol, polo, Larissa e Talita. A gente fica triste em ver que está todo mundo sofrendo. Todo mundo torce por todo mundo, mas isso não pode influenciar [as jogadoras]".

TORCIDA ENTENDE
"O Povo brasileiro valoriza o esforço, quando vê que o time corre e se dedica, todo mundo valoriza. Isso sempre se valorizou. As pessoas aplaudem, isso é gratificante. Nós estamos vivendo um clima na Olimpíada e o povo valorizando o desempenho dos atletas, mesmo na prata ou no bronze".

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade