Publicidade
Publicidade

Associação de boxe afasta juízes após decisões polêmicas na Olimpíada do Rio

A Aiba (Associação Internacional de Boxe) afirmou nesta quarta-feira (17) que revisou todas as lutas de boxe dos Jogos Olímpicos do Rio e anunciou o afastamento dos juízes cujas decisões "não estavam no nível esperado" pela entidade.

A medida foi anunciada em nota após a associação receber críticas de que os resultados de algumas lutas, definidos pelos juízes, foram injustos.

"Desde o começo dos Jogos Olímpicos, a Aiba conduziu 239 assaltos. A Comissão de Arbitragem da AIBA revisou todas as decisões e determinou que menos de um punhado delas não eram do nível esperado", afirma a entidade no comunicado. "Decidiu-se que (...) árbitros e juízes envolvidos não vão mais atuar na Rio-2016. Em acordo com as regras da Aiba, os resultados dos assaltos serão mantidos."

O atleta que mais reclamou das decisões de árbitros na Olimpíada do Rio foi o irlandês Michael Conlan, que compete na categoria até 56 kg (peso galo). Após ser derrotado por decisão unânime pelo russo Vladimir Nikitin nas quartas de final, o atleta tirou a camisa, ainda no ringue, e mostrou o dedo do meio aos juízes e oficiais da luta.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", Conlan gritou em um microfone ao lado do ringue que os juízes "são conhecidos por serem trapaceiros. Eu nunca mais vou lutar nessa competição de novo. Acho que o boxe morreu. [A disputa] É entre quem pagar mais dinheiro. Quem tiver mais [influência] vence".

Depois da luta, Conlan escreveu "Ei Vlad (Vladimir Putin, presidente da Rússia), quanto eles te cobraram irmão?" no Twitter.

Tuíte do boxeador irlandês Michael Conlan

Entre os lutadores que também reclamaram ao longo da competição estão oponentes derrotados por brasileiros.

A equipe do cubano Lázaro Álvarez chegou a discutir com treinadores de Robson Conceição por discordar da derrota na semifinal. Já o argelino Abdelkader Chadi fez um gesto circular com as mãos ao lado da cabeça após perder para Joedison Teixeira, insinuando que os árbitros estavam loucos.

Procurada, a Aiba ainda não revelou quantos são os juízes afastados nem qual o nome deles.

CORRUPÇÃO

Sobre as acusações de corrupção, a Aiba afirmou que continuará a proteger a integridade do esporte e de seus árbitros, "a menos que evidências tangíveis sejam apresentadas, não rumores".

"A organização não será dissuadida por julgamentos subjetivos feitos por envolvidos descontentes", afirmou a associação no comunicado. "Nós convidamos todos os envolvidos a providenciar provas para que tomemos ações apropriadas e imediatas."

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade