Publicidade
Publicidade

Brasileiros derrubam obstáculos e terminam hipismo de salto em quinto

A equipe brasileira de hipismo ficou em quinto lugar na final do saltos por equipes nesta quarta-feira (17) no Centro de Hipismo, no Complexo de Deodoro.

Em Londres-2012, a equipe tinha terminado a Olimpíada em oitavo lugar. O resultado não repete, porém, o bronze das Olimpíadas de Atlanta-1996 e de Sydney-2000.

O Brasil chegou à final por equipes empatado com Alemanha, Estados Unidos e Holanda em primeiro lugar, mas com a desvantagem de ter um conjunto a menos na disputa.

Diego Padgurschi/Folhapress
O brasileiro Doda, durante final da prova de hipismo de salto por equipes
O brasileiro Doda, durante final da prova de hipismo de salto por equipes

O cavaleiro Stephan Barcha, 26, foi eliminado na terça-feira (16) após seu cavalo ter tido um pequeno ferimento por uso de espora.

Com um conjunto a menos na disputa, a equipe brasileira foi para a prova final por equipes com três cavaleiros e sem poder descartar nenhuma nota. Precisava errar o mínimo possível na disputa.

O cavaleiro Eduardo Menezes, 36, com o cavalo Quintol, foi o primeiro conjunto brasileiro desta quarta-feira. Ele derrubou o nono obstáculo do percurso e encerrou a prova com o tempo de 80s72.

O Brasil passou então a depender de erros e da desqualificação de outras equipes para continuar vivo na disputa.

Álvaro de Miranda Neto, o Doda, 43, montando o cavalo Cornetto K, cometeu uma falta no terceiro salto do obstáculo triplo da pista de hipismo, em Deodoro. O Brasil ainda tinha chance de uma medalha de bronze por equipe.

A equipe de salto da França já havia garantido o ouro e os Estados Unidos a prata quando o último cavaleiro brasileiro entrou na pista de salto para tentar manter o Brasil vivo na disputa pelo pódio.

Com a montaria Quabri de L'Isle, Pedro Veniss, 33, derrubou o sexto obstáculo na prova de hipismo de salto e acabou com as chances de uma medalha por equipe brasileira na modalidade.

Como é uma tradição nas provas de hipismo, os obstáculos foram decorados com simbolos do Rio e do país, como a Marques de Sapucaí, o Masp e Congresso Nacional.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade