Publicidade
Publicidade

Nadador Ryan Lochte deixou o Brasil 24 h antes de impedimento da Justiça

O nadador americano Ryan Lochte, 32, deixou o Brasil, na segunda-feira (15). A Folha apurou com policiais federais que o medalha de ouro no 4 x 200 por equipe pegou voo rumo a Nova Iorque 24 horas antes da juíza Keila Blanc determinar a apreensão do seu passaporte.

A ideia da magistrada era que o nadador permanecesse mais tempo no país para esclarecer dúvidas que ficaram do depoimento que prestou à Polícia do Rio.

Lochte disse ter sofrido um assalto junto com outros três nadadores americanos, após deixar uma festa, na madrugada de domingo (14), na zona sul da cidade.

O mandado de busca e apreensão foi expedido na terça (16) à noite. Às 6h desta quarta, os policiais da Deat (Delegacia Especial de Atendimento ao Turista) foram até a Vila dos Atletas para cumprir a busca e apreensão dos passaportes e dos telefones celulares dos nadadores Ryan Lochte e Jimmy Feigen, 26. Lochte tinha deixado o país e Feigen a Vila dos Atletas.

Segundo foi informado aos policiais, Feigen estaria em um hotel na zona oeste da cidade. Os policiais civis ainda procuram pelo nadador.

O delegado Alexandre Braga, da Deat, pediu a apreensão dos passaportes por entender que há contradições entre os dois nadadores que prestaram depoimento à polícia. Os nadadores Gunnar Bentz, 20, e Jack Conger, 21, não prestaram depoimento aos policiais e não foram alvos da busca.

A polícia verificou contradições nos depoimentos. Ryan Lochte disse ter sido abordado por um assaltante e obrigado a entregar todo o dinheiro que estava com ele, algo em torno de US$ 400 (cerca de R$ 1,2 mil). Já Feigen falou que os nadadores foram abordados por vários assaltantes, mas apenas um deles estava armado. Nos depoimentos, a dupla não consegue determinar o local exato em que foram rendidos.

Também chamou a atenção dos policiais, o vídeo divulgado pelo jornal "Daily Mail" que mostra os nadadores voltando tranquilamente para a Vila Olímpica.

Em seu despacho, a juíza Keila Blanc destacou essa situação: "Percebe-se que as supostas vítimas chegaram com suas integridades físicas e psicológicas inabaladas, fazendo, inclusive, brincadeiras uns com os outros", afirmou.

Veja vídeo

Crédito vídeo: Daily Mail

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade