Publicidade
Publicidade

Traficantes fecham comércio em Copacabana após morte em confronto

O comércio da rua Sá Ferreira, em Copacabana, ficou fechado por um dia e meio por ordem de traficantes do morro Pavão-Pavãozinho, que fica na região, na zona sul do Rio.

Segundo policiais militares que patrulhavam a rua nesta quarta (17), a determinação veio após a morte de Diego Dias Barbosa, 20, por agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local, na manhã de terça (16).

Gabriel Vasconcelos/Folhapress
PMs vigiam a rua Sá Ferreira, em Copacabana, que teve seu comércio fechado por ordem de traficantes
PMs vigiam a rua Sá Ferreira, em Copacabana, que teve seu comércio fechado por ordem de traficantes

Os PMs afirmaram que Barbosa era ligado ao tráfico. Moradores do morro ouvidos pela Folha disseram que o jovem era conhecido como "James" e vivia na comunidade, mas não confirmaram se ele era traficante.

O Pavão-Pavãozinho fica a cerca de três quilômetros de duas áreas olímpicas: a arena do vôlei de praia, em Copacabana, e o estádio de remo da Lagoa.

Segundo a Polícia Civil, homens da UPP que estavam em patrulhamento pela região abordaram dois suspeitos -Luan Santos, 20, e Douglas Silva, 24- e, quando os levavam para a delegacia, teriam sido atacados a tiros por Barbosa e por um outro homem.

No confronto, os dois civis foram baleados -Barbosa não teria resistido aos ferimentos, morrendo na hora; o outro homem, também ferido, teria fugido.

Detidos, Luan e Douglas foram conduzidos à 13ª Delegacia de Polícia, onde foram autuados pelos crimes de associação ao tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Além disso, um procedimento foi instaurado para apurar as circunstâncias da morte.

Segundo comerciantes da Sá Ferreira, na terça-feira (16), alguns estabelecimentos funcionaram "à meia porta". Hoje, porém, o comércio formado por uma dezena de lojas permaneceu completamente fechado, em uma espécie de luto forçado.

"Na verdade, um fecha e todo mundo fecha", disse um lojista ao ser questionado se houve ordem direta de criminosos.

Um grupo de 17 PMs, com fuzis e três viaturas, foram enviados para o local por volta das 13h desta quarta, em função de um anunciado protesto de moradores que não se confirmou. As lojas só reabriram por volta das 16h.

O corpo de Barbosa foi velado nesta quarta, no salão da Associação de Moradores do Pavão-Pavãozinho. Procurada, a entidade se limitou a dizer que cedeu o espaço a pedido dos pais do morto. Também negou que houvesse uma "agitação ou qualquer manifestação preparada para hoje".

A rua Sá Ferreira, que dá acesso ao Pavão-Pavãozinho, também tem, em seu final, uma das entradas da estação de metrô General Osório, em Ipanema, uma das mais acessadas por turistas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade