Publicidade
Publicidade

Seleção masculina de vôlei elimina a Argentina e encara a Rússia na semifinal

"Mil gols, mil gols, mil gols, só Pelé, só Pelé, Maradona cheirador".

Ao som do cântico que os brasileiros criaram na Copa de 2014 para provocar os argentinos, a seleção masculina de vôlei foi empurrada para a vitória nesta quarta (17), no Maracanãzinho.

Os 3 sets a 1 sobre os rivais sul-americanos (parciais de 25/22, 17/25 e 25/19 e 25/23) classificaram a equipe comandada por Bernardinho para a quarta semifinal seguida em Olimpíadas.

Nas últimas três edições dos Jogos, o Brasil conquistou um ouro (2004) e duas pratas (2008 e 2012).

Nesta semifinal no Rio, a seleção vai encarar justamente sua algoz da decisão de Londres, há quatro anos, a Rússia, que derrotou o Canadá por 3 a 0, nesta quarta.

A outra semifinal será entre EUA e Itália.

Contra os russos em Jogos Olímpicos, o Brasil tem cinco vitórias e quatro derrotas.

Diante dos argentinos, o confronto estava empatado em três a três até esta noite.

O último encontro, porém, havia sido traumático para os brasileiros. Em Sydney-2000, a Argentina eliminou o Brasil justamente nas quartas de final dos Jogos, com um 3 a 1.

Ricardo Moraes/Reuters
2016 Rio Olympics - Volleyball Men's Quarterfinals - Brazil v Argentina - Maracanazinho - Rio de Janeiro, Brazil - 17/08/2016. Luiz Felipe Fonteles (BRA) of Brazil spikes the ball. REUTERS/Ricardo Moraes FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYN3925
Lance da partida entra Brasil e Argentina pelas quartas dos Jogos do Rio

O JOGO

A revanche aconteceu em casa, em partida que começou equilibrada, mas depois, sofreu com oscilações da equipes set após set.

No primeiro, os argentinos dominaram o tempo todo, e a virada brasileira ocorreu apenas nos últimos pontos.

Neste início de jogo o técnico Bernardinho perdeu o ponteiro Lucarelli, um dos maiores pontuadores da seleção na primeira fase. Ele sentiu uma lesão em contato com um argentino, na rede deixou o jogo no meio do primeiro set e voltou apenas no quarto. Maurício Borges atuou em seu lugar, mas sem o mesmo brilho.

No segundo set, reação argentina. Com vantagem que chegou a seis pontos, uma centena de "hermanos" começou a cantar em meio aos milhares de brasileiros no ginásio que passou a ter clima de estádio de futebol. E com goleada argentina (25 a 17).

O atropelamento argentino no segundo set fez com que o Brasil entrasse muito mais atento no terceiro, abrindo 4 a 0 no placar e depois mantendo vantagem que chegou a oito pontos. Novo set, nova goleada, desta vez para o Brasil (25 a 19).

O quarto set novamente começou com domínio argentino e o Brasil conseguiu virar apenas a partir do 14 a 13.

O oposto Wallace foi principal pontuador do jogo, chegando a 24 pontos no total, praticamente um set inteiro.

No fim, vitória brasileira. E a torcida nem sequer precisava ter evocado a rivalidade do futebol para provocar os rivais. Afinal, no vôlei, enquanto os argentinos têm apenas um bronze olímpico em Seul-1988 (com vitória sobre os brasileiros na disputa da medalha, é verdade), o Brasil tem dois ouros e três pratas apenas entre os homens. E com eles continua a busca por mais uma medalha, desta vez no Rio.

PROBLEMAS

Os ponteiros Lucarelli e Lipe preocupam para a sequencia dos Jogos Olímpicos. O primeiro sente dores musculares, já Lipe teve um problema nas costas.

"Eles preocupam. Vamos ver com os médicos como estão. O Lucarelli é muscular e Lipe travou as costas. Espero que consigamos recuperá-los nas horas que temos até o jogo contra a Rússia", disse Bernardinho.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade