Publicidade
Publicidade

Brasil pode ter sua segunda surpresa no atletismo nesta sexta

Franck Fife/AFP
Wagner Domingos durante a fase classificatória do lançamento do martelo
Wagner Domingos durante a fase classificatória do lançamento do martelo

O atletismo brasileiro surpreendeu com o ouro de Thiago Braz no salto com vara, mas outro atleta com boa marca no ano se classificou para a final de sua prova.

Nesta quarta (17), Wagner Domingos, 33, conhecido como Montanha, avançou à decisão do lançamento de martelo, com a nona melhor marca do dia, 74,17 m –ainda distante de sua melhor marca na temporada, 78,63 m.

Montanha é o homem com o quarto arremesso mais longo no martelo em 2016, por isso é uma das apostas da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) no Rio.

A classificação para a final teve uma surpresa. Favorito ao ouro, o polonês Pawel Fajdek, que teve os 11 lançamentos mais longos do ano até a Rio-2016, ficou fora da final ao conseguir a marca de 72 m, apenas a 17ª melhor.

"Você vê que o campeão mundial ficou fora. Estou preparado, vamos ver o que pode acontecer", disse o brasileiro. A final acontecerá na sexta (19) à noite.

Montanha, que tem esse apelido, claro, pelo tamanho (são 118 kg em 1,87 m), tem 33 anos e nasceu no Recife. Atualmente mora na Eslovênia, onde é treinado por Vladimir Kevo, que trabalhou com Primoz Kozmus, 36, campeão olímpico em Pequim-08 e prata em Londres-12.

Em 2011, a carreira de Montanha ficou ameaçada. Ele foi diagnosticado com câncer de bexiga, e precisou fazer uma cirurgia às pressas. Isso aconteceu pouco antes do Pan de Guadalajara-2011, que ele chegou a disputar depois de se recuperar da operação –o câncer foi encontrado cedo, graças a um exame de rotina solicitado pela CBAt.

"Depois da doença fiquei mais forte, inclusive mentalmente. Você acorda todo dia com vontade de viver", disse após ganhar o Troféu Brasil de Atletismo, em São Bernardo do Campo, em junho.

Na final de sexta, seus principais rivais serão o bielo-russo Ivan Tshikan, Dilshod Nazarov, do Tadjiquistão, e o polonês Wojciech Nowicki. Se conseguir passar novamente dos 78 m no lançamento, Montanha acredita que briga por medalha.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade