Publicidade
Publicidade

Brasileiras Martine e Kahena passam rivais na reta final e faturam ouro na vela

A dupla Martine Grael, 25, e Kahena Kunze, 25, conquistou a medalha de ouro na classe 49er FX na vela. Elas ficaram em primeiro na última regata e chegaram ao pódio em sua primeira Olimpíada.

Elas ficaram atrás da equipe da Nova Zelândia por quase toda a regata, mas ultrapassaram as adversárias na reta final da prova. As velejadoras escolheram o outro lado do percurso na parte final da prova e conseguiram terminar dois segundos à frente.

Martine e Kahema chegaram à última prova tecnicamente empatadas com as equipes da Espanha, Nova Zelândia e Dinamarca.  A prata ficou com as neozelandesas e o bronze com as dinamarquesas.

Ao fim da prova, elas mergulharam nas águas da baia de Guanabara. O telão na praia do Flamengo tocou o "Tema da Vitória".

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

A fase de classificação foi marcada pela regularidade das quatro equipes que chegaram com chances de pódio na final. As brasileiras, por exemplo, terminaram entre os dez melhores em 11 das 12 regatas antes da última prova –algo raro no esporte, marcado pela alternância constante de posições.

Na vela, a classificação final considera todos os resultados ao longo da Olimpíada. A equipe pode descartar o pior desempenho da fase classificatória e a pontuação da regata da medalha vale dobrado.

O pódio de Martine, filha do multimedalhista olímpico Torben Grael, e de Kahena, filha do campeão mundial Cláudio Kunze, era o mais esperado no esporte. Elas conseguiram confirmar o favoritismo na classe que fez a competição mais disputada da Olimpíada.

As duas estão no topo do ranking da 49er FX desde 2013, quando a classe entrou para o programa olímpico. As duas se adaptaram rapidamente ao barco, foram campeãs Mundiais em 2014 e eleitas as melhores velejadoras daquele ano pela World Sailing, federação internacional de vela.

Editoria de Arte/Folhapress
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade