Publicidade
Publicidade

Comitê da Rio-2016 diz que caso de nadadores é vergonha pública

Tasso Marcelo/AFP
Os nadadores americanos Gunnar Bentz (esq.) e Jack Conger (de cinza) ao deixar delegacia do aeroporto
Os nadadores americanos Gunnar Bentz (esq.) e Jack Conger (de cinza) ao deixar delegacia do aeroporto

O Comitê Rio 2016 diz que não espera um pedido de desculpas dos nadadores americanos, que segundo a polícia mentiram sobre um assalto que não existiu, no último fim de semana.

O diretor de comunicação da organização, Mario Andrada, disse que os atletas cometeram um erro e chamou o caso de vergonha pública.

"Eu não espero pedido de desculpas. Por isso disse pra deixá-los quietos. Passar por uma vergonha pública dessa magnitude, eu espero que seja suficiente para que eles aprendam", disse, em entrevista coletiva.

"Eles foram mal. Foi um erro. Mas vamos diminuir o peso disso. Precisamos lembrar que eles são jovens. Eles vieram aqui, deram tudo deles, se empenharam por pelo menos quatro anos. Vamos tirar um pouco o peso disso. Eles estão aqui se divertindo, cometeram um erro e a vida continua" completou.

O Comitê Rio 2016 e o COI (Comitê Olímpico Internacional) foram os primeiros a se pronunciarem logo que a mãe de Ryan Lochte falou com a imprensa dos EUA.

Inicialmente negaram, usando como fonte o comitê do país. Minutos depois, porém, mudaram a informação.

Para Andrada, a mentira causou danos à imagem do Rio, mas que a reviravolta no caso fez com que isso fosse ajustado.

"O que você vê é que todos os brasileiros que se sentiram envergonhados na primeira versão, se sentem de alma lavada agora. Com os fatos falando, fica mais eloquente. Você passar por uma situação dessa, pelo mundo inteiro, é bem relevante. A gente não se arrepende nem de ter pedido desculpas. Ela valia para todos que foram de alguma forma atingido nos Jogos", terminou.

ENTENDA O CASO

Nesta quinta-feira (18), a Polícia do Rio concluiu a investigação sobre o suposto assalto a quatro nadadores americanos, entre eles, o campeão do revezamento 4 x 200 m livre, Ryan Lochte.

O grupo deixou a Casa da França, na Lagoa, zona sul do Rio, por volta das 5h45 da manhã. No caminho para o alojamento, o táxi em que eles estavam parou num posto de gasolina para que um dos atletas fosse ao banheiro.

De acordo com a investigação da Polícia do Rio, um dos nadadores danificou uma porta da loja de conveniência do posto. Houve então uma discussão com os funcionários e seguranças do local. Policiais militares foram acionados para tentar solucionar confusão.

A Folha esteve no local nesta quinta-feira (18) e entrevistou o dono do estabelecimento comercial, que pediu para não ser identificado. Ele afirma que os americanos "não entraram no banheiro. Começaram a urinar no jardim e na parede na lateral da loja".

Câmeras de segurança do posto gravaram o ocorrido. As imagens foram exibidas pela TV Globo.

Veja

Na quarta (17), a Polícia Federal impediu o embarque de dois nadadores americanos, Gunnar Bentz e Jack Conger, em um voo com destino aos Estados Unidos.

A ação aconteceu porque a Justiça proibiu ambos de deixarem o Brasil até prestarem esclarecimentos à Polícia Civil sobre um suposto assalto que sofreram no Rio de Janeiro.

Junto de Ryan Lochte e Jimmy Feigan, também do time de natação americano, eles alegam terem sido assaltados no trajeto entre o Club France, casa localizada na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, e a Vila Olímpica.

Um vídeo, entretanto, mostra os atletas chegando à Vila em clima descontraído, cerca de três horas depois de deixarem o estabelecimento. Além disso, a Justiça alega que há inconsistências nas versões apresentadas pelos esportistas.

Veja vídeo

Crédito vídeo: Daily Mail

Confira a resposta para dúvidas sobre o caso:

1) A que horas os nadadores saíram da Club France, na Lagoa (zona sul do Rio)?
Segundo os americanos, eles deixaram o local por volta das 4h de domingo (14)

2) Quantas pessoas estavam no grupo?
Quatro nadadores americanos: Ryan Lochte, 32; Gunnar Bentz, 20; Jack Conger, 21, e Jimmy Feigen, 26

3) Que nadadores foram ouvidos pela polícia?
Ryan Lochte e Jimmy Feigen; os outros dois atletas não quiseram depor, segundo a polícia

4) Que trajeto foi feito entre o Club France e a Vila dos Atletas? Em que ponto do trajeto teria acontecido o roubo?
Não há detalhes sobre o trajeto. Os americanos dizem que o assalto aconteceu na Barra da Tijuca, próximo ao Parque Olímpico

5) A que horas teria acontecido o assalto?
Os nadadores dizem apenas que após o fato se dirigiram à Vila dos Atletas; a entrada no local está registrada às 6h56

6) Quantos homens teriam participado do assalto?
Lochte disse à polícia que foi abordado por um assaltante; já Feigen disse que foram vários criminosos. Apenas um deles estaria armado. Aos jornalistas americanos, Lochte contou que eram vários assaltantes

7) O que foi roubado de cada um?
Lochte diz que entregou todo o dinheiro (US$ 400), ficando com o telefone celular e a credencial olímpica; a polícia não informou que objetos Feigen afirmou terem sido levados

8) Por que a Justiça só pediu a apreensão dos passaportes de dois nadadores? Quais deles estão no Brasil?
A Promotoria e a Justiça seguiram o pedido policial que tratava apenas de Feigen e Lochte; o primeiro e Jack Conger ainda estão no país

9) O Comitê Olímpico dos Estados Unidos informou à polícia o paradeiro dos nadadores procurados?
A Polícia Civil não confirmou essa informação; o comitê diz colaborar com as investigações

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade