Publicidade
Publicidade

Episódio de nadadores dos EUA 'melhora' imagem do Brasil, diz chefe da Casa Civil

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quinta-feira (18) que o episódio envolvendo os atletas da equipe olímpica de natação "deve melhorar" a imagem do Brasil no exterior, ao mostrar que as autoridades policiais esclareceram os fatos.

"Ao invés de prejudicar (a imagem do Brasil), penso que deve melhorar, porque estamos esclarecendo os fatos", afirmou Padilha, em entrevista para apresentar uma pesquisa sobre a satisfação dos turistas que vieram ao Rio para os Jogos.

No domingo (14), o nadador Ryan Lochte, 32, campeão olímpico no revezamento 4 x 200 m livre, disse ter sido vítima de assalto quando retornava para a Vila Olímpica após deixar uma festa na casa da França, na zona sul do Rio.

Os atletas Gunnar Bentz, 20, e Jack Conger, 21, e Jimmy Feigen, 26, o acompanhavam. Os dois primeiros foram retirados de um avião na noite de quarta (17) e passaram a tarde de hoje prestando depoimento. Feigen se apresentou à polícia na noite desta quinta.

Alan Marques/ Folhapress
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em cerimônia no no Palácio do Planalto
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em cerimônia no no Palácio do Planalto

Com base em imagens de câmeras de segurança de um posto de gasolina, que mostra desentendimento entre os atletas e seguranças, a polícia trabalha com a hipótese de que o assalto tenha sido forjado.

Embora as investigações tenham sido coordenadas pela Polícia Civil do Rio, Padilha disse que o caso mostra a capacidade do Ministério da Justiça e da Polícia Federal para apurar o ocorrido.

Questionado se o governo fará algum pedido de retratação, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, disse que gostaria que "os jornais lá de fora façam um Erramos", citando a coluna da Folha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade