Publicidade
Publicidade

Alison, o 'Mamute', encontrou em Bruno, o 'Mágico', parceria para chegar ao ouro

Mamute e Mágico. É assim que a dupla campeã olímpica Alison Cerutti e Bruno Schmidt é anunciada nas quadras e assina posts nas redes sociais.

Mamute, o grandalhão Alison, é mais emocional; Mágico, o arisco defensor Bruno, é mais racional.

Em janeiro de 2014, São Luís (MA) presenciou a reestreia da dupla, que já havia sido parceira entre 2005 e 2006, quando os jogadores ainda iniciavam nas areias.

Por trás do que parece uma simples dupla está o trabalho de dez pessoas. O treinador de Alison e Bruno é Leandro Brachola, que foi eleito um dos melhores técnicos do país. Os atletas também tem o apoio da psicóloga Sâmia Hallage. Ela é responsável por trabalhos que melhoram a confiança, a concentração, a motivação e o controle da ansiedade dos dois.

São exercícios importantes para evitar descontrole num momento em que o atleta começa o jogo errando bolas importantes. A ansiedade vem das pressões diversas. Bruno se emocionou ao receber um vídeo em que o tio Oscar, ícone do basquete, pedia a medalha olímpica ao sobrinho.

Assim como Ágatha e Bárbara, Bruno e Alison são terceiro-sargentos da Marinha, integrando o programa que apoia atletas e permite que treinem em suas instalações.

A disciplina militar não é novidade para Bruno. Filho de um capitão de mar e guerra, estudou em colégios militares e conviveu com diversas patentes ao longo de toda sua vida.

Ele considera positiva a integração das Forças Armadas com o esporte de alto rendimento. A Marinha paga salário aos jogadores e eles podem, por exemplo, usar centros de fisioterapia de ponta em instalações militares.

CAPIXABA E BRASILIENSE

Com 15 anos de carreira, o capixaba Alison Conte Cerutti, 30, tem 2,03m e pesa 102 kg.

Vem do tamanho o apelido pelo qual é conhecido, mamute. Começou a jogar vôlei de quadra em Vitória em 2001. No ano seguinte, foi pré-selecionado para a seleção brasileira infanto-juvenil que disputaria o Campeonato Sul-Americano da categoria.

Em 2005, assistiu a jogos de Loiola e de Fábio Luiz, uma das principais duplas nas areias, o que o inspirou a trocar de quadra.

Arrumou um parceiro local e saiu cumprindo circuitos pelo país e pelo mundo no vôlei de praia.

Em 2010, foi escolhido como parceiro por Emanuel Rego, que levou o ouro em Atenas-2004 ao lado de Ricardo Santos. Formaram uma dupla que ganhou todos os títulos possíveis do circuito e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-12.

Separaram-se no final de 2013, momento em que Alison anunciou Bruno Schmidt como seu novo parceiro.

Bruno acabara de ser campeão brasileiro na edição 2012/2013, tendo sido eleito o melhor jogador.

Brasiliense de 29 anos, ele tem 85 kg e 1,85m de altura.

Sobrinho do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, Bruno começou no vôlei praia em 2004, em Brasília, cidade que não tem mar, mas dispõe das areias do Iate Clube.

Sua altura sempre foi questionada. O jogador recebeu críticas por ser mais baixo que a média dos praticantes do esporte, mas se revelou defensor tão habilidoso passou a ser apresentado em quadra como "o Mágico".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade