Publicidade
Publicidade

Análise

Ouro eleva Alison e Bruno a sucessores de Ricardo e Emanuel

A conquista do ouro na madrugada desta quinta para sexta-feira (19) eleva Alison e Bruno Schmidt definitivamente a sucessores de Ricardo e Emanuel, a maior dupla que o país já teve.

Não "apenas" porque sobem ao lugar mais alto do pódio olímpico como fizeram os compatriotas pela primeira vez em Atenas-2004. Juntos, ganhariam mais 63 títulos.

Mas porque, enfim, uma dupla se consolida no cenário internacional com caraterísticas similares às que construíram os campeões olímpicos de 12 anos atrás.

O capixaba Alison, 30 anos e 2,03 m, é dois centímetros mais alto que Ricardo. E bloqueia com a mesma intensidade que o baiano. É a força, a explosão, a energia da dupla. Não a toa tem o apelido (tatuado no abdômen) de Mamute.

Bruno, 29, nascido em Brasília e criado entre RJ e ES, é a habilidade, a técnica, assim como foi Emanuel, considerado um dos mais completos jogadores de vôlei de praia de todos os tempos.

"Baixinho" de 1,85 m, Bruno está longe dos padrões atuais do vôlei e da família Schmidt. O tio Oscar mede 2,05 m, por exemplo. No entanto, mesmo com cinco Jogos Olímpicos no currículo, o Mão Santa não alcançou a glória do sobrinho que estreara na Rio-2016: a medalha.

Se não é santo, Bruno é mágico. A forma carinhosa pela qual a torcida se refere a ele sugere como, nas últimas temporadas, ele recebeu tanto prêmios pelo que realiza nas areias pelo mundo.

Melhor jogador, melhor atacante, melhor defensor, melhor passador. Não são poucos os fundamentos que Bruno domina. Perfil comparável ao de Emanuel.

Ao vencerem os italianos Nicolai e Lupo na arena em Copacabana, concluem no auge um ciclo no qual foram campeões mundiais (2015).

Se Ricardo e Emanuel têm três medalhas olímpicas (ouro, prata e bronze), Alison já chega a duas em duas edições dos Jogos (ouro e prata, esta com Emanuel em 2012, com quem também foi campeão mundial em 2011).

Bruno ganhou a primeira, e estreia com uma dourada.

Assim, a dupla que fez alguns torneios juntos em 2005 e 2006, dez anos depois alcança o olimpo das praias, onde estão para sempre Ricardo e Emanuel.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade