Publicidade
Publicidade

Rio-2016 aceita desculpas de Lochte, mas diz que brasileiro se sentiu humilhado

O Comitê Rio 2016 afirmou que aceita os pedidos de desculpas do nadador Ryan Lochte e do Comitê Olímpico dos Estados Unidos após atletas norte-americanos forjarem um assalto durante os Jogos Olímpicos.

Mario Andrada, diretor de comunicação da entidade, disse que não havia uma expectativa dos organizadores nesse sentido, mas que a população brasileira esperava uma manifestação dos atletas.

"A gente obviamente aceita as desculpas dele. O que nós achamos é que o povo brasileiro ficou decepcionado com as atitudes deles. Ficou claro que a população se sentiu humilhada pelas mentiras e sentiu que a imagem tinha sido manchada no exterior", disse Andrada.

"É como um ditado que a gente tem aqui, sobre o tamanho das pernas. A mentira tem perna curta. A população precisa ter mais orgulho da nossa imagem no exterior", completou, lembrando também do pedido de desculpas do comitê americano.

O comitê organizador quer dar o caso como encerrado. Cerca de 2,5% das menções do Twitter usando hashtag da organização nas últimas 24 horas falaram sobre o tema —cerca de 45 mil posts.

Mark Adams, porta voz do COI (Comitê Olímpico Internacional), também comentou o assunto, tentando por um ponto final na questão.

"Claro que houve mágoa aqui no país. O COI se sente solidário a este sentimento. Ficamos satisfeitos com as desculpas, mas não vamos mais nos concentrar nisso", afirmou.

O CASO

Os nadadores Ryan Lochte, medalha no ouro no revezamento 4 x 200 m, James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger disseram ter sido assaltados no trajeto entre o Club France, casa com temática francesa localizada na região sul do Rio de Janeiro, e a Vila Olímpica.

Entretanto, a versão foi desmentida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Vídeos de câmeras de segurança mostram os atletas depredando o banheiro de um posto de gasolina na Barra da Tijuca —versão que foi confirmada pelo proprietário do estabelecimento.

Nesta sexta (19), pediu desculpas por uma nota publicada em redes sociais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade