Publicidade
Publicidade

Dupla é prata, e Isaquias se torna o 1º do país com três pódios em uma Olimpíada

O baiano Isaquias Queiroz, 22, tornou-se neste sábado (20) o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.

Ele e o parceiro Erlon Souza levaram a prata na prova do C2 1.000 m da canoagem velocidade, disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. Eles chegaram atrás dos alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey (3min43s912 contra 3min44s819).

Isaquias já havia sido medalhista de prata no C1 1.000 m e de bronze no C1 200 m. Até os Jogos do Rio, a modalidade jamais havia subido ao pódio em Olimpíadas.

"A gente se trancou nesses últimos meses para treinar e não ser perturbado. Merecíamos muito essa medalha. Eu me dediquei durante um ano para vencer, foi uma competição muito pesada. As três medalhas não são só minhas, são do Brasil", afirmou Isaquias.

"A prata é um dever cumprido. Só a gente sabe o que a gente passou. Infelizmente não deu para ganhar o ouro, mas fica para Tóquio", disse Erlon.

Isaquias estava empatado em número de conquistas em uma única edição com os atiradores Guilherme Paraense e Afrânio da Costa (1920) e os nadadores Gustavo Borges e Cesar Cielo (2008).

Esta é a primeira Olimpíada de Isaquias, que não obteve classificação para disputar Londres-2012 e imaginou que sua carreira competitiva no alto rendimento estivesse encerrada.

A chegada do técnico espanhol Jesús Morlán ao Brasil, em 2013, contratado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), mudou o panorama. O baiano obteve seis medalhas em Campeonatos Mundiais e três no Pan de Toronto entre 2013 e 2015 e chegou à Rio-2016 como um dos nomes mais badalados da delegação.

Entre estas medalhas em Mundiais estava o ouro no C2 1.000 m ao lado de Erlon, com quem voltou a obter um grande resultado neste sábado.

Isaquias descobriu a canoagem em 2005 por meio de um projeto social em sua cidade natal, Ubaitaba. O esporte surgiu como uma compensação para um jovem que havia sofrido dois episódios traumáticos na infância, que incluíram uma retirada de rim –após cair de uma árvore– e uma lenta recuperação depois de se queimar com água escaldante.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade