Publicidade
Publicidade

Dez atletas australianos são detidos após tentativa de adulterar credenciais

Dez atletas da Austrália foram detidos e levados a uma delegacia na noite desta sexta (19) após tentarem usar suas credenciais para acessar irregularmente uma área da Arena Carioca 1.

Eles acompanhavam a semifinal do basquete entre Austrália e Sérvia e tentaram adulterar suas credenciais para conseguir assistir ao jogo em um lugar melhor.

Segundo o "Sydney Morning Herald", os australianos ficaram detidos por mais de dez horas e só foram liberados por volta de 5h30 da manhã deste sábado (20).

A secretária-geral do Comitê Olímpico da Austrália, Fiona de Jong, afirmou que os atletas pediram desculpas a um juiz e um promotor brasileiro e concordaram em pagar uma multa.

Ueslei Marcelino/Reuters
Atletas da Austrália deixaram a delegacia no Rio neste sábado (20) após serem detidos
Atletas da Austrália deixaram a delegacia no Rio neste sábado (20) após serem detidos

O valor não foi divulgado, mas o "Sydney Morning Herald" afirma que cada atleta deverá pagar R$ 10 mil. Nenhum australiano chegou a ser preso.

À rede americana NBC, Mike Tancred, porta-voz da delegação australiana, reclamou da situação. Ele afirmou que o COI (Comitê Olímpico Internacional) deveria ter cuidado da questão, e não a polícia.

O jornal australiano afirma que nove deles foram acusados de falsificar documentos. São eles Ashlee Ankudinoff e Melissa Koskins, do ciclismo; Ed Jenkins, do rúgbi; Alec Potts e Ryan Tyack, do tiro com arco; Olympica Aldersey, Fiona Alber e Lucy Stephan, do remo; e Simon Orchard, do hóquei sobre a grama.

O ciclista Matthew Glaetzer não foi acusado, mas detido como testemunha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade