Publicidade
Publicidade

Vindo do banco de reservas, Lipe se transformou no coração do time de vôlei

Quem vê Lipe gritando com os colegas em quadra não entende como ele pode ser descrito como "companheiro" e "atencioso" pelos jogadores da seleção. Mas essa mistura tem feito a diferença na seleção masculina que busca a medalha de ouro neste domingo (21).

O ponteiro de 32 anos saiu do banco para ser titular na partida decisiva contra a França, a última da fase de grupos da Olimpíada, e que o Brasil não podia perder. Gritou, vibrou, atacou e decidiu.

"Essa agressividade tem que acontecer. É parte da confiança entre nós. Depois de quatro anos, eles sabem já que sou um cara que vai muito agressivo. Eu sou um pouco forte demais, mas não é por mal", afirmou Lipe, que defendeu o Brasil nas Ligas Mundiais de 2013, 2014 e 2016 e foi vice do Mundial dois anos atrás.

Recebeu a chance de disputar sua primeira Olimpíada apenas aos 32 anos e teve seu espaço aberto no time com o corte de Murilo, um dos pilares da equipe nos últimos oito anos, que não tinha condições físicas para competir.

Contra a França e nas quartas de final, diante da Argentina, Lipe deu broncas em Lucarelli por causa de seus erros. Na sexta, contra a Rússia, foi a vez de cobrar Lucão logo no começo do jogo. Parecia briga, mas é o jeito que ele encontrou de ser mais decisivo para o time.

"O coração está sendo importante demais. A gente não queria dar esse gosto amargo para o brasileiro", disse Lipe, que após a vitória contra a França, sua primeira como titular, chegou a prever uma final contra a Itália.

O ponta não saiu do time nem sendo tomado pelas dores de uma lesão nas costas. Ele sentiu uma contratura nas costas nas quartas de final e jogou a semi à base de remédios.

"Sinceramente, não tinha certeza de que iriam aguentar [Lipe e Lucarelli, com lesão na coxa]. Depois do jogo, o Lipe me agradeceu e disse que estava bem. Temos mais um dia para descansá-lo e tentar deixá-lo pronto para a final", afirmou Guilherme Tenius, o Fiapo, fisioterapeuta do time.

Lipe teva uma temporada ruim no ano passado por causa de uma cirurgia no joelho que o deixou três meses fora das quadras.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade