Publicidade
Publicidade

Aviação tem índice de 95% de pontualidade nos Jogos, diz ministério

O índice de pontualidade dos voos no país durante os Jogos Olímpicos atingiu 94,8%, o melhor já registrado para uma operação especial, nos nove principais aeroportos do país, anunciou o ministério dos Transportes nesta terça-feira (23).

O índice engloba o período de 1º a 22 de agosto, inclusive a última segunda-feira (22) em que 90 mil pessoas usaram o Galeão (RJ), e considera voos com mais de 30 minutos de atraso. No total, foram 33,6 mil voos no período.

Na Copa de 2014 o índice ficou em 91,2% e as metas nacionais de pontualidade são de 85%.

Segundo o ministério, foram transportados cerca de 7,9 milhões passageiros no período, sendo 4 milhões apenas nos dois aeroportos do Rio de Janeiro e em Guarulhos (SP). A média mensal de passageiros transportados no país fora dos meses de pico é menor que 8 milhões.

Durante o período dos Jogos, o governo fez pesquisa de satisfação com os usuários em que a qualidade da oferta de serviços, atendimento, gestão e organização dos terminais foram aprovadas por nove em dez passageiros entrevistados, de acordo com o ministério.

Usando escala de 1 a 5, que é a mesma de pesquisas feitas em outros países e no Brasil desde 2012, a média de satisfação apurada alcançou 4,24. O aeroporto de Guarulhos, com média 4,55, ocupa o topo do ranking de satisfação do passageiro, no período considerado.

Além das pesquisas, o ministério também monitorou índices para medir a qualidade dos serviços nos aeroportos. De acordo com o ministério, o tempo médio de fila no check-in doméstico no guichê foi de 10 minutos, enquanto no check-in internacional, cerca de cinco minutos. A inspeção de segurança doméstica e internacional teve espera, em média, de um minuto. Em relação à bagagem doméstica, o tempo médio de restituição foi de 23 minutos (nacional) e 48 minutos (internacional).

De acordo com o ministério, o planejamento operacional para os Jogos, realizado com cerca de um ano de antecedência, será mantido para o período das Paraolimpíadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade