Publicidade
Publicidade

Eduardo Paes diz que Olimpíada não teve zika e que risco é maior em Miami

Uma das principais preocupações de turistas e atletas estrangeiros antes da Olimpíada, o risco de contaminação pelo vírus da zika não foi um problema durante os Jogos, segundo a Prefeitura do Rio.

Dados divulgados pelo prefeito Eduardo Paes nesta terça-feira (23) mostram que a rede municipal de saúde não atendeu nenhum paciente com a doença no período olímpico.

Foram 8.681 pessoas atendidas no período olímpico, sendo 2.133 turistas estrangeiros. A maioria dos atendimentos foi por dor de cabeça, hipertensão arterial, resfriado e mal-estar.

"Levaram a população a imaginar que fosse chegar ao Rio e as pessoas seriam carregadas por mosquitos da zika e todos ficariam muito doentes", disse Eduardo Paes. "Quero lembrar que foi muito mais seguro para não se pegar zika ficar no Rio do que ir para Miami."

Li Ming - 2.ago.2016/Xinhua
(160802) -- RIO DE JANEIRO, agosto 2, 2016 (Xinhua) -- El alcalde de la ciudad de Río de Janeiro, Eduardo Paes, participa durante una conferencia de prensa, en Río de Janeiro, Brasil, el 2 de agosto de 2016. El gobierno municipal de Río de Janeiro presentó la ruta de la Llama Olímpica el martes en Río de Janeiro. (Li Ming) (jg) (vf)
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, durante entrevista

Paes criticou o que chamou de "alarmismo quase irresponsável" sobre a doença nos meses que antecederam os Jogos. Um grupo de 150 cientistas internacionais enviou carta à OMS (Organização Mundial da Saúde) pedindo que a Olimpíada fosse transferida ou adiada em decorrência do surto de vírus da zika.

Inúmeros atletas, jornalistas e turistas também cancelaram a vinda ao Rio para o evento por medo de se contaminar. Imprensa e competidores que vieram receberam repelentes após a chegada ao centro de mídia e à Vila Olímpica.

A diminuição de casos de zika já era esperada para agosto. A procriação do mosquito Aedes Aegypt, principal vetor da doença, fica prejudicada nesta época do ano, mais seca e fria.

A ausência de registros de contaminação também pode estar ligada ao fato de que a doença é assintomática em cerca de 80% dos casos, segundo especialistas.

Pode estar ligada também ao fato de que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o período de incubação (tempo decorrido desde a exposição até aos sintomas) da doença do vírus da zika é "provavelmente de alguns dias".

O Brasil viveu uma epidemia de zika no início deste ano. De janeiro a julho, 174 mil casos da doença foram registrados no país.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade